terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Doenças do Coração



O enfarte, o derrame cerebral e os outros problemas do coração são as principais causas de morte em Portugal






Factores de Risco

O enfarte, o derrame cerebral e os outros problemas do coração são as principais causas de morte em Portugal. Estudos efectuados comprovaram que é possível prevenir o aparecimento e a progressão dessas doenças.

Existem factores que contribuem para o seu aparecimento, tais como:
Tensão alta, colesterol elevado, diabetes, tabaco, obesidade, tensão nervosa e falta de exercício físico.
O controle dos factores de risco é o principal meio no combate a essas doenças.

Cigarro e fumo
A nicotina do cigarro aumenta a tensão arterial, por isso aumenta também o risco de enfarte. Quanto maior for número de cigarros e a duração do vício, maior será o risco.
Frequentar ambientes com pessoas que fumem também é altamente prejudicial.

Colesterol elevado
O colesterol é uma gordura produzida no organismo que também se encontra presente nalguns alimentos; ele é produzido no organismo, principalmente à custa das gorduras saturadas; que se encontram mais nos alimentos de origem animal.
O excesso de colesterol poderá acumular-se nas artérias e provocar a sua obstrução (entupimento), que é chamado aterosclerose; portanto, a grande responsável pelo enfarte, tromboses e derrame cerebral.
Prefira comer verduras e carnes magras, principalmente peixe e frango sem pele;
use óleo vegetal (soja, milho, girassol ou de oliva) para cozinhar; prefira leite e queijos magros; a margarina vegetal é melhor do que a manteiga; evite comer mais de três gemas de ovo por semana; bolos, pudins, cremes e maioneses também têm ovo; faça menos fritos e não reutilize o óleo;

Tensão Alta
A tensão alta ou hipertensão arterial aumenta o risco de enfarte e derrame cerebral.
A hipertensão, na maioria das vezes, não dá qualquer sinal ou sintoma; quando associada a outros factores de risco, como o cigarro ou o colesterol, a hipertensão é ainda mais perigosa e danificadora.

Mantenha sua pressão sempre "dentro dos parâmetros normais"
Na consulta médica, deverá saber se tem tensão alta; diminuir o sal na confecção dos alimentos e evitar enlatados e temperos prontos ajudam ao controle da tensão;

Diabetes
A diabetes é uma doença causada pela falta de insulina produzida no nosso organismo e é a insulina ajuda à manutenção do nível de açúcar no sangue. As pessoas com excesso de peso têm maior dificuldade para controlar a doença
É sabido que a diabetes, não controlada, aumenta o risco de enfarte e tromboses.
Procure o médico se estiver com excesso de peso ou tenha diabéticos na família;
evite açúcar, doces e refrigerantes. Uma boa dieta, emagrecimento, exercícios físicos e os medicamentos podem controlar esta doença;

Preocupações e Tensões Constantes
No dia a dia existem características do ambiente em que vivemos que geram grande preocupação e tensão: os problemas socio-económicos, o stress e tensões no trabalho, problemas no relacionamento familiar, etc.

Isole o perigo de alta tensão
Não exija demais de si, aprenda com seus erros, tenha objectivos na vida mas não seja asfixiado por eles.
Seja flexível, transforme as suas actividades diárias em algo que lhe dê satisfação.
Se estiver com alterações no sono ou apetite, angústia ou irritação por tempo prolongado, procure o médico.

Obesidade e Falta de Exercício
O excesso de peso e a falta de exercício podem aumentar o risco de enfarte, pois os obesos têm um peso acima do recomendado para a sua idade, altura e sexo.

Não deixe que a obesidade seja um peso na sua vida
Com uma dieta orientada pelo médico ou nutricionista, poderá escolher melhor a alimentação. Existem exercícios físicos apropriados para cada pessoa, o seu médico poderá orientá-lo para escolher o melhor, pois a actividade física ajuda a emagrecer e a diminuir as suas tensões.

Sem comentários: