quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Edimburgo à beira dos Mundiais de Crosse


A pouco mais de um mês e meio, Edimburgo, terra de tradições no crosse, já fervilha com a realização dos Campeonatos Mundiais da especialidade, a 30 de Março.

A mais importante cidade escocesa (Glasgow é, porventura, mais falada nos circuitos internacionais, mas Edimburgo é a capital), orgulha-se das condições naturais de que dispõe para a recepção aos maiores nomes do crosse mundial. Holyrood Park, uma das muitas zonas verdes espalhadas pela cidade, é, de resto, sede habitual de um crosse internacional de renome (anualmente, em Janeiro), e já foi palco, em 2003, dos Campeonatos Europeus, oferecendo condições naturais de execepção.


Holyrood Park é uma ampla zona verde a um quarto de hora, a pé, do centro de Edimburgo

Haggis Knowe, uma elevação rochosa em pleno coração do circuito, é o elemento diferenciador, proporcionando aos atletas uma experiência de lombas sucessivas, e aos espectadores a possibilidade do acompanhamento visual, ainda que à distância, de todo o percurso, que, no caso dos Mundiais’2008, será integrado por voltas com perímetros de 2100 metros (a maior) e de 1800 metros (a mais pequena).

Há, de resto, um elemento dominador no cenário de Holyrood Park: o espaço, muito amplo quer no percurso de competição quer nas zonas circundantes, o que permite, por um lado, liberdade visual aos espectadores e, por outro, a instalação, sem constrangimentos, de todas as estruturas logísticas de suporte a uma prova com a dimensão de um campeonato europeu ou mundial.

Holyrood Park, um parque propriedade da coroa britânica, situa-se junto ao palácio do mesmo nome, e dispõe de acessibilidades que o tornam invejável no circuito de provas internacionais de corsse: está apenas a 15 minutos de percurso pedonal do centro da cidade de Edimburgo, situada no extremo Noroeste da Escócia, espraiando-se por uma ampla zona costeira banhada pelo Mar do Norte.


A zona do porto oferece oportunidades de lazer; é em Edimburgo que está atracado o iate "Britannia"

Edimburgo, cidade conhecida pelos “tattoos” militares que anualmente se realizam na porta régia do castelo, é marcada, justamente, pelo carácter medieval desta construção, que se debruça sobre toda a zona urbana.

Cosmopolita, a cidade guarda sempre um “toque” especial escocês, seja pela sua zona de bares e “pubs” tradicionais, seja pela visão habitual dos “kilts” (as saias típicas usadas pelos mais tradicionalistas), ou pela atmosfera de mistério e tradição que se respira junto às muralhas do milenar castelo.


O Palácio de Holyrrod e o castelo marcam a silhueta da capital escocesa

Está pronta, a capital escocesa, para receber os que vão – pretendem os escoceses – fazer dos Campeonatos Mundiais de Crosse’2008 os melhores de sempre, deixando, ao mesmo tempo, um legado importante para o atletismo escocês.

A 30 de Março, os que a visitarem talvez tenham tempo de fazer suas as palavras de Robert Louis Stevenson: “Edimburgo é tudo o que Paris gostaria de ser!...”






Fonte:Atletas.net

Sem comentários: