domingo, 17 de fevereiro de 2008

História da Ginástica

A palavra Ginástica vem do grego Gymnastiké e significa a "Arte ou acto de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. A ginástica faz parte da história humana desde os primórdios, quando o homem começou a organizar-se em civilizações e começou pela primeira vez a estruturar a actividade física ao invés de simplesmente praticá-la naturalmente para a sobrevivência. É fácil de constatar que estava estritamente ligada ao treino militar, mas também com carácter religioso. Desde tempos remotos que se iniciaram as competições em todo mundo civilizado, dentro delas as olimpíadas gregas realizadas durante quase 12 séculos (776 a.C.-393 d.C.). Mas a ginástica moderna surgiu no século XVIII com Johann-Cristoph Guts Muths (1759-1839), autor alemão de Gymnastik fur Jugend, publicado em 1793 e Francisco Amóros Y Ondeano (1769-1849), espanhol naturalizado francês que fundou uma escola de ginástica em Grenelle.

O nome que mais se destaca na história da formação da ginástica moderna foi a do alemão Johann-Friedrich-Ludwig-Christoph-Jahn (1778-1852), grande nacionalista alemão considerado o pai da ginástica, responsável pela propagação da ginástica em aparelhos pelo mundo inteiro que inventou o termo turnen, para designar a prática da ginástica na Alemanha. Durante o bloqueio ginástico de 1820 a 1842 na Alemanha, diversos ginastas alemães emigraram para o mundo inteiro difundindo a ginástica de Jahn.

A partir da segunda metade do século XIX, apareceram na Europa as primeiras federações de ginástica como a da Suíça, Alemanha, Bélgica, Polónia, Holanda e França. Em 1881 iniciou-se a Federação Europeia de Ginástica na Bélgica que torna-se a FIG (Federação Internacional de Ginástica), a partir de 1921, tendo por presidente Nicolas Cupérus que permaneceu até 1924.

Em 1896 iniciam-se as competições internacionais nas olimpíadas de Atenas, com a presença da ginástica e em 1903 o primeiro Torneio Internacional de Ginástica em Antuérpia na Bélgica. Em 1928 inicia-se a participação feminina nas Olimpíadas.


A GINÁSTICA E SUAS MODALIDADES NA ACTUALIDADE


A ginástica de que estamos a falar é a ginástica de competição e exibição, que compreende 6 modalidades distintas:

1. A GINÁSTICA OLÍMPICA ou GINÁSTICA ARTÍSTICA

2. A GINÁSTICA RÍTMICA DESPORTIVA

3. A GINÁSTICA ACROBÁTICA


4. O TRAMPOLIM (cama elástica - entrou para as olimpíadas em Sydney)

5. GINÁSTICA GERAL (exibidas nas famosas Gimnaestradas e aberturas dos jogos - não competitiva)

OBS.: A GINÁSTICA AERÓBICA foi admitida pela FIG como modalidade a partir de 1994.








GINÁSTICA OLÍMPICA (artística)

Dividida em Ginástica Artística Masculina com os seguintes aparelhos:

1. SOLO


2. CAVALO COM ARÇÕES

3. ARGOLAS

4. SALTO de CAVALO

5. PARALELAS SIMÉTRICAS

6. BARRA FIXA

Ginástica Artística Feminina com os seguintes aparelhos:

1. PARALELAS ASSIMÉTRICAS

2. SALTO DE CAVALO

3. TRAVE OLÍMPICA

4. SOLO

Em cada prova realizam-se dois conjuntos de exercícios, um chamado de obrigatório e outro chamado de livre, criado pelo próprio atleta. Para contagem dos pontos são levados em consideração: dificuldade, combinação, originalidade e execução.


GINÁSTICA ACROBÁTICA

Embora Ginástica Acrobática seja o nome oficial do desporto, ela é frequentemente chamada de Acrobática. E embora a Acrobática fosse grandemente desenvolvida no século VII devido a criação do circo, esta como desporto é relativamente jovem. As primeiras competições mundiais datam de 1973.

Dividida nas modalidades:

· MASCULINO: Com pares e quadras

· FEMININO: Pares e trios

· MISTA: Pares

Os acrobatas em grupo devem executar três séries. Uma de equilíbrio, uma dinâmica e outra combinada. As séries dinâmicas são mais activas e com elementos de lançamentos com vôos do parceiro. As séries de equilíbrio valorizam os exercícios estáticos. Em níveis mais altos, a terceira série é uma combinação das duas séries anteriores. Todas as séries são executadas com música e com coreografia. Isto ajuda a enriquecer o movimento do corpo.


GINÁSTICA RÍTMICA DESPORTIVA

A Ginástica Rítmica Desportiva envolve movimentos de corpo e dança de variados tipos e dificuldades combinadas com a manipulação de equipamentos pequenos. As ginastas têm que demonstrar a coordenação e controle de bailarinas bem treinadas, e elas têm que combinar harmonia do movimento com a música. As competições são individuais ou em grupos de 5 ginastas. Na arbitragem, existem dois painéis diferentes, um que atribui a nota técnica e outro que atribui a nota artística. Os aparelhos diferenciam-se muito nas suas composições. O atleta tem que coordenar movimentos de corpo muito difíceis com os elementos do aparelho que estiver usando:

· Corda: caracteriza-se por balanços, círculos, rotações, figuras com movimentos tipo "oito", lançamentos e recepções da corda. As ginastas também saltam com a corda aberta ou dobrada, segura por ambas as mãos.

· Arco: os movimentos mais comuns incluem balanços, rolos, lançamentos e capturas, giros, incursões no arco, rotações do arco no chão e rotações do arco ao redor da mão e outras partes do corpo. O mais impressionante aqui está nos lançamentos altos e nas técnicas complexas para pegar o arco de uma forma diferente a cada momento.

· Massas: balanços, círculos grandes, círculos pequenos, moinhos, lançamentos e recepções, e batidas rítmicas são os movimentos mais comuns.

· Fitas: são incluídas nas rotinas de fitas, espirais, balanços, círculos, lançamentos e recepções, e movimentos com figuras tipo 'oito'. A fita deve permanecer em movimento constantemente.

· Bola: Ondas, círculos, lançamentos e recepções, movimentos com a bola equilibrada na mão, saltos e giros com a bola no chão e ao longo de partes do corpo são os movimentos mais comuns desta especialidade.

TRAMPOLIM ACROBÁTICO


Estas modalidades são relativamente novas no contexto esportivo, e só recentemente é que o trampolim passou a ser um esporte olímpico, são elas: Trampolim Acrobático, Tumbling e Duplo Mini. Estes trampolins modernos podem propulsar tão alto os atletas treinados, que estes podem chegar até 5 / 6 metros durante as performances!

Durante duas séries competitivas de 10 habilidades cada, os atletas de nível superior podem facilmente demonstrar uma bela ordem de saltos duplos, triplos quádruplos e piruetas.

· Trampolim Sincronizado: Exige a mesma habilidade técnica que o trampolim individual, porém soma-se a isso uma maior precisão de tempo na execução dos exercícios. São usados dois trampolins para dois atletas de performances parecidas que devem executar uma série de 10 elementos ao mesmo tempo. Assim, artisticamente, cada um executa como se fosse uma imagem de espelho do outro, dobrando a beleza visual da competição de trampolim.

· Tumbling: O Tumbling é executado em uma pista elevada que ajuda os acrobatas dando uma propulsão que os elevam mais alto que uma tabela de basquetebol; sempre demonstrando velocidade, força e habilidade enquanto executam uma série de manobras acrobáticas. Saltos mortais explosivos com múltiplos saltos e piruetas serão executadas sempre em busca de uma performance próxima ao topo.

· Duplo Mini-Trampolim: É um desporto relativamente novo que combina a corrida horizontal do tumbling com os saltos verticais do trampolim. Depois de uma pequena corrida, o atleta salta sobre um trampolim pequeno duplamente nivelado para executar um movimento (salto) em um dos níveis, ressaltando no segundo nível, seguido imediatamente por um elemento que irá finalizar sobre a área de recepção.

GINÁSTICA GERAL


A Ginástica Geral compreende um vasto leque de actividades físicas orientadas para o lazer, fundamentadas nas actividades gímnicas, assim como em manifestações corporais com particular interesse no contexto cultural nacional.

A Gimnaestrada Mundial (realizada desde 1953) é o festival internacional mais importante da Ginástica Geral, sendo este o evento oficial da Federação Internacional de Ginástica para a modalidade, onde vários países a cada 4 anos para realizar apresentações, trocar informações sobre os trabalhos desenvolvidos em seus países e discutir a Ginástica Geral como importante elemento para o aprimoramento humano.

O idealizador da Gimnaestrada foi o Holandês Jo Sommer, cuja ideia era realizar um evento sem a preocupação com o aspecto competitivo, isto é, um evento em que os participantes comparecessem pelo prazer de sua performance e sem limitações de qualquer tipo.






Fonte:Tumbling

Sem comentários: