domingo, 17 de fevereiro de 2008

História do Ténis



Ténis

O nome "Ténis" é derivado do velho nome francês dado ao jogo, "tenetz". Um jogo muito parecido com o ténis actual era jogado no século XIII na França, inicialmente em Paris pelas altas classes sociais. Alguns acreditam o ténis ter sido ensinado aos franceses pelos italianos e os gregos que conheciam um jogo similar durante aquele período. Os franceses chamavam o jogo de "jeu de paume"(jogo da palma), porque os jogadores usavam as palmas das mãos para bater nas bolas. Depois, as raquetes permitiram que os jogadores tivessem um melhor alcance. Aproximadamente 100 anos depois, a aristocracia britânica começou a praticar o desporto. O jogo era jogado em ambientes fechados com uma pesada e incomoda raquete e com confusas regras. Esse jogo, que em alguns aspectos é similar ao badminton, é chamado pelos americanos por "court tennis" e pelos britânicos de "real tennis".

Isso foi até 1873 que o major Walter Clopton Wingfield que, fazendo uso de todo o seu conhecimento sobre o "real tennis" elaborou o chamado, pelos americanos, "lawn tennis". Em Dezembro deste mesmo ano, Walter anunciou as regras de seu novo jogo com raquetes. O jogo era jogado em ambientes abertos em quadras de grama e com a rede muito mais alta que é hoje. Wingfield patenteou o esporte em fevereiro do ano seguinte. "Lawn Tennis" cresceu rapidamente em popularidade na Grã-Bretanha e dispersado totalmente nos Estados Unidos da América(república).
Mar Ewing Outerbridge, uma mulher bem rica habitante de uma ilha nos EUA, estava de férias em Bermuda (nação) no começo de 1874 e observou alguns homens britânicos jogando o jogo recentemente inventado por Walter Wingfield. Ela retornou a sua terra na primavera do mesmo ano e trouxe o equipamento de tênis com ela. O jogo foi brevemente difundo nas outras partes do país. Quadras foram construídas em Nahant, Massachussets, Newport e Philadelphia.
O ténis continuou a prosperar no país e o Primeiro Campeonato de Tênis dos Estados Unidos foi realizado em 1881 no Newprt Casino em Newport. O campeonato foi para ser cediado em Forest Hills, N.Y., e por lá foi realizado de 1915 até 1920. De 1921 até 1923 o campeonato foi realizado no Cricket Club in Philadelphia. O torneio voltou para Forest Hills em 1924 e foi lá realizado até 1977. Em 1978, o evento mudou-se para o "Centro Nacional de Tênis da Associação de Tênis dos Estados Unidos em FlushingMeadow, N.Y.
Wimbledon, o maior campeonato internacional, foi jogado pela primeira vez em 1877; o campeonato francês, em 1891 e o Australiano, em 1905. Esses 3 mais o campeonato dos Estados Unidos, começaram a serem chamados de "Big Four". Eles constituem os então chamados "Grand Slams"do ténis. Times nacionais vem competindo para a então famosa "Davis Cup", símbolo da supremacia do ténis internacional, desde 1900.

Ténis (em Portugal) é um desporto de origem britânica, disputado em cortes geralmente abertas e de superfícies sintéticas (Australia Open), HardCourt (US Open), terra batida (Roland Garros), ou relva (Wimbledon). Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. O corte é dividido em duas meios-cortes por uma rede, e o objectivo do jogo é rebater uma bola (geralmente amarela) além da rede (para o meio-corte do adversário) com ajuda de uma raquete.

Bola de Ténis


Corte de cimento (Hard Court)


Para marcar um ponto é preciso que a bola toque o solo de qualquer parte do corte do adversário duas vezes, fazendo com que o adversário não consiga devolvê-la antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites do outro meio corte. O desporto assim possui aspectos de ataque (rebater bem a bola, dificultando a devolução do adversário) e defesa (bom posicionamento no corte, antecipação do lance adversário etc).

O ténis possui um intrincado sistema de pontuação, que subdivide o jogo em games e sets. Onde, um game é um conjunto de pontos e um set é um conjunto de games. Cada game tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: fazer o serviço. No ténis de competição, é comum que aquele jogador que serve o game, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo. Desta forma, uma das estratégias de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca de bola ou durante a defesa fazer com que o adversário, através de erros, perca os games em que está servindo. Ganha o jogo aquele que atingir um número de sets pré-definido - geralmente 2 sets, sendo 3 sets para os grandes torneios masculinos.

Há uma adaptação do ténis jogada sobre mesas, em recintos fechados: o chamado ténis de mesa ou ping-pong.

Ping-Pong




Fontes:Times Square, ULusofona

1 comentário:

Anónimo disse...

Quero agradecer ao autor do topico de ténis pois a história deste desporto é um pouco dispersa!!!

Como me ajudou a mim e vai ajudar futuros utilizadores espero que continue com o seu optimo trabalho

continuação