quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Mitos da Nutrição



Será verdade que as vitaminas e os minerais fornecem energia extra aos atletas?

As vitaminas e minerais agem como factores coadjuvantes para libertar a energia armazenada nos alimentos, mas não fornecem energia extra aos atletas. Um programa alimentar que contenha vegetais, grãos, frutas, carne e lacticínios oferece energia aos atletas. Estes alimentos são veículos para as vitaminas e minerais que o corpo necessita para utilizar energia. Os suplementos poliminerais ou polivitamínicos podem ser necessários para alguns atletas. Por si só, não fornecem energia extra.

Serão as bebidas desportivas só necessárias para exercícios com duração superior a uma hora?

As bebidas desportivas podem trazer benefícios em actividades com menos de uma hora, especialmente se o exercício for intenso, ou realizado em climas quentes e húmidos. Todos os atletas podem beneficiar dos carboidratos e electrólitos das bebidas desportivas.

A ingestão de bebidas desportivas estimula os atletas a beber mais, o que é importante, uma vez que a desidratação pode acontecer em exercícios com duração inferior a uma hora.

Este tipo de bebidas são uma maneira fácil de combater a desidratação e melhorar o seu desempenho.

Será verdade que o açúcar deve ser evitado antes dos treinos e das competições?

O açúcar ingerido antes das competições aumenta os níveis de glicose no sangue, o que não é mau. O açúcar é um tipo de carboidrato, que ingeridos antes do exercício, podem melhorar a performance do atleta. Um atleta não abastecido, fica rapidamente cansado e o seu desempenho inferior ao possível.

É só com as mulheres que acontecem as distorções da imagem corporal?

Os homens estão cada vez mais expostos à imagem de lutadores profissionais, ou de capas de revista. Cada vez mais insatisfeitos com a aparência.

A distorção da imagem corporal é uma preocupação exagerada com defeitos insignificantes, que acabam por ser reconhecidos como distúrbios psicológicos. Muitos técnicos e atletas podem não saber que esta distorção ocorre tanto com homens quanto com mulheres.

A proporção ideal de nutrientes é de 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras?

As dietas com estas proporções podem prejudicar o desempenho dos atletas, pois são baixas em calorias e carboidratos. Várias são as pesquisas que indicam que os melhores programas para atletas são os que oferecem aproximadamente 55% a 58% de energia vinda dos carboidratos, 12% a 15% de proteínas e 25% a 30% de gorduras.

Durante a actividade física, os músculos produzem grande quantidade de calor, que é eliminado através do suor e da respiração. Quando a perda de líquidos atinge um nível significativo, o suor e o fluxo sanguíneo para a pele diminuem e a temperatura interna do corpo torna-se elevada.

A água é um bom líquido de reposição, mas em situações onde o gasto energético é demasiado elevado e a transpiração excessiva, é necessário repor o nível de sais minerais, gastos através do suor. Neste caso o líquido repositor deve conter electrólitos e carboidratos, como é o caso das bebidas isotónicas, que na medida certa mantêm o volume plasmático, promovendo a termorregulação do organismo e aumentando a capacidade respiratória.

O facto das bebidas isotónicas serem de rápida absorção pelo organismo e a vantagem de reporem os sais minerais de forma apropriada contribuem para uma melhor hidratação do corpo.

Não se deve, em altura alguma, esperar ter sede, pois este é um sinal tardio de que o corpo necessita de repor os líquidos dispensados.

Sem comentários: