segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

"Pé-de-atleta"





Cuidados a ter para prevenir a doença que mais vulgarmente afecta os atletas.





É no verão que se acentua a possibilidade de se contrair a vulgar doença pé-de-atleta, a mais comum de todas as infecções produzidas por fungos. Caminhar descalço em lugares públicos onde existe muita humidade, nomeadamente piscinas, ginásios e duches, não secar bem os pés depois de os lavar, suar em excesso, são aspectos que normalmente originam o problema. Embora esta doença apareça com mais frequência nos desportistas, qualquer pessoa pode ficar afectada, sobretudo por se tratar de uma dermatomicose extremamente contagiosa que se não for devidamente tratada pode tornar-se crónica e estender-se a outras zonas do corpo.


Quando caminhamos descalços, perdemos finas escamas de pele, que se vão espalhando pelo chão. Estas escamas podem estar contaminadas com fungos e em contacto com outros pés poderão transmitir a infecção a novas pessoas, é necessário usar chinelos enquanto se caminha em piscinas ou balneários, para prevenir a doença.

A doença não apresenta sintomas graves, mas além de ser inestético e incómodo é bastante doloroso. A infecção que se manifesta mais no verão do que nas épocas frias, surge normalmente entre os dedos e as palmas dos pés e os sintomas mais comuns são ardor, comichão, sensação de queimadura e gretas ou pequenas escamas na planta do pé. As unhas ficam com um aspecto opaco com manchas esbranquiçadas. Se identificar esta doença nos seus pés, procure o seu médico pois o diagnóstico da doença deverá ser efectuado por um especialista.

Cuidados a ter para prevenir a doença:

. Em piscinas, duches ou ginásios, utilize sempre calçado para protecção..
. Seque muito bem os seus pés depois do banho, especialmente entre os dedos.
· Utilize meias de algodão em vez de calçado de material sintético.
· Não ande descalço em locais públicos.
· Mude frequentemente de meias para evitar que a humidade fique em contacto com os pés.


Fonte:Atletas.net

Sem comentários: