sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Valência'2008: 159 países inscritos



Recorde de participações batido e lotação esgotada para os três dias de competição.






Um total de 179 nações estará presente nos Campeonatos Mundiais de pista coberta, que se realizam na próxima semana, em Valência (Espanha), batendo, assim, por larga margem o recorde de presenças anteriormente estabelecido.

Até agora, a edição de 2004, organizada por Budapeste, havia levado à capital húngara 139 delegações, marcando uma fasquia a bater, agora ultrapassada pela imensa adesão internacional às competições da cidade mediterrânica.

Para a Federação Internacional de Atletismo (IAAF), os Campeonatos Mundiais de pista coberta constituem o terceiro maior evento da modalidade à escala mundial, depois dos Jogos Olímpicos e dos Campeonatos Mundiais de pista ao ar livre, e este é um número apreciável, depois de, também nos Mundiais de Osaka (Japão), em Agosto e Setembro do ano passado, terem sido batidos os recordes de participações, com 202 federações nacionais inscritas.

Outro aspecto importante a ressaltar dos Mundiais de Valência'2008 é o facto de, para os três dias de competições (7, 8 e 9 de Março), as bancadas disponíveis no Palau Velódrom Lluís Puig, situado na zona Oeste da cidade, junto ao principal recinto de feiras, estarem já vendidas. Com a lotação esgotada, a competição valenciana tem tudo para se considerar, ainda antes de começar, o maior evento "indoor" de sempre no que ao atletismo diz respeito.

Rui Silva não estará presenta.O atleta do Sporting contraiu uma fractura do tarso-metatarso direito, cujo disgnóstico foi hoje efectuado, e falha, assim, a segunda grande competição internacional em sete meses, depois de, também por lesão, não ter participado nos Campeonatos Mundiais de Osaka, em finais de Agosto do ano passado.

Apesar de ter conseguido mínimos para as provas de 1500 e de 3000 metros, Silva deveria participar apenas na competição mais curta, onde, de resto, foi campeão mundial "indoor" há oito anos, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

Este é mais um rude golpe para o fundista "leonino", que, a 9 de Dezembro, foi pedra basilar na conquista colectiva da medlaha de prata por parte da equipa de seniores masculinos de Portugal nos Campeonatos Europeus de Crosse, em Toro (Espanha), tendo ele próprio conseguido o terceiro lugar individual.

Agora, Silva vai tentar recuperar o seu ciclo de treinos com vista ao maior objectivo do ano, a presença nos Jogos Olímpicos de Pequim, na segunda quinzena de Agosto.

A delegação portuguesa aos Mundiais de Valência fica assim reduzida a sete elementos, dos quais apenas dois podem aspirar à conquista de medalhas (Nelson Évora no Triplo Salto e Naide Gomes no Salto em Comprimento), e um outro à presença na final dos 60 metros (Francis Obikwelu).





Fonte: Atletas.net

Sem comentários: