sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Valência'2008: 159 países inscritos



Recorde de participações batido e lotação esgotada para os três dias de competição.






Um total de 179 nações estará presente nos Campeonatos Mundiais de pista coberta, que se realizam na próxima semana, em Valência (Espanha), batendo, assim, por larga margem o recorde de presenças anteriormente estabelecido.

Até agora, a edição de 2004, organizada por Budapeste, havia levado à capital húngara 139 delegações, marcando uma fasquia a bater, agora ultrapassada pela imensa adesão internacional às competições da cidade mediterrânica.

Para a Federação Internacional de Atletismo (IAAF), os Campeonatos Mundiais de pista coberta constituem o terceiro maior evento da modalidade à escala mundial, depois dos Jogos Olímpicos e dos Campeonatos Mundiais de pista ao ar livre, e este é um número apreciável, depois de, também nos Mundiais de Osaka (Japão), em Agosto e Setembro do ano passado, terem sido batidos os recordes de participações, com 202 federações nacionais inscritas.

Outro aspecto importante a ressaltar dos Mundiais de Valência'2008 é o facto de, para os três dias de competições (7, 8 e 9 de Março), as bancadas disponíveis no Palau Velódrom Lluís Puig, situado na zona Oeste da cidade, junto ao principal recinto de feiras, estarem já vendidas. Com a lotação esgotada, a competição valenciana tem tudo para se considerar, ainda antes de começar, o maior evento "indoor" de sempre no que ao atletismo diz respeito.

Rui Silva não estará presenta.O atleta do Sporting contraiu uma fractura do tarso-metatarso direito, cujo disgnóstico foi hoje efectuado, e falha, assim, a segunda grande competição internacional em sete meses, depois de, também por lesão, não ter participado nos Campeonatos Mundiais de Osaka, em finais de Agosto do ano passado.

Apesar de ter conseguido mínimos para as provas de 1500 e de 3000 metros, Silva deveria participar apenas na competição mais curta, onde, de resto, foi campeão mundial "indoor" há oito anos, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

Este é mais um rude golpe para o fundista "leonino", que, a 9 de Dezembro, foi pedra basilar na conquista colectiva da medlaha de prata por parte da equipa de seniores masculinos de Portugal nos Campeonatos Europeus de Crosse, em Toro (Espanha), tendo ele próprio conseguido o terceiro lugar individual.

Agora, Silva vai tentar recuperar o seu ciclo de treinos com vista ao maior objectivo do ano, a presença nos Jogos Olímpicos de Pequim, na segunda quinzena de Agosto.

A delegação portuguesa aos Mundiais de Valência fica assim reduzida a sete elementos, dos quais apenas dois podem aspirar à conquista de medalhas (Nelson Évora no Triplo Salto e Naide Gomes no Salto em Comprimento), e um outro à presença na final dos 60 metros (Francis Obikwelu).





Fonte: Atletas.net

Voleibol De Praia

Estágios dirigidos aos Sub-16, Sub-18, Sub-20 e Sub-23

«Março de Alto Nível»

Na sequência do trabalho desenvolvido em anos anteriores, o Departamento de Voleibol de Praia da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), coordenado pelo Prof. Francisco Fidalgo e pelo atleta olímpico Miguel Maia, vai desenvolver, durante o período da Páscoa, diversas actividades direccionadas aos jogadores jovens.

As actividades assumirão a forma de Centros de Treino para o Alto Nível de Voleibol de Praia, a decorrer semanalmente de 2.ª a 5.ª feira, no período de férias de 24 a 27 de Março, nos campos de Voleibol de Praia do Clube Atlântico da Madalena, abertos a todos os interessados de ambos os sexos que integrem o escalão previsto para cada sessão de treino.

Estágios da Páscoa 2008

Treinos

Hora

2.ª feira

3.ª feira

4.ª feira

5.ª feira

9h00/11h30

Sub-16 (masc.)*

Sub-16 (fem.)*

Sub-18 (masc.)*

Sub-18 (fem.)*

11h00/13h30

Sub-16 (fem.)*

Sub-16 (masc.)*

Sub-18 (fem.)*

Sub-18 (masc.)*

14h30/17h30

Sub-20 (masc.)*

Sub-20 (fem.)*

Sub-23 (masc.)*

Sub-23 (fem.)*

Sub-16 – nascidos em 1993 e depois

Sub-18 – nascidos em 1991 e 1992

Sub-20 – nascidos em 1989 e 1990

Sub-23 – nascidos em 1986, 1987 e 1988

* exclusivamente para este escalão

Sendo uma iniciativa aberta a todos os que preencham os requisitos, os interessados podem inscrever-se por e-mail (seleccoes.fpv@mail.telepac.pt) ou por fax, enviando a ficha de inscrição directamente para a FPV.




Fonte:FPV

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Gincana Cultural



A nossa Escola vai realizar entre os dias 6 e 12 de Março - A Semana Cultural.
De entre as actividades que já referi, os Torneios de Basquetebol e o MegaSprinter, irá ter lugar, no dia 6 de Março, a Gincana Cultural, entre as 10h e as 13h.







Dela fazem parte as seguintes estações:

  • Slogan: “maisportuguês.pt”
  • Slogan: “maismatemática.pt”
  • Slogan: “Quem é Quem?”
  • Slogan: “LE FRANÇAIS …C´EST CHIC!”
  • Slogan: “À Descoberta da Física”
  • Slogan: “Identificar Regimes Políticos”
  • Slogan: “À Descoberta de Serras e Rios de Portugal”
  • Slogan: “Perdido na Net”
  • Slogan: “Desafios Lógicos”
  • Slogan: “Jogar para Vencer”
  • Slogan: “Europa sobre Rodas”
  • Slogan: “Bunte Eier farben”
  • Slogan: “Investigando Ciência”
Se estiveres interessado em participar dirige-te ao Conselho Executivo, e fala com a Professora Cristina André.


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Valência"2008": Portugal sem surpresas


Oito atletas representam o país nos Campeonatos Mundiais de pista coberta.




Oito atletas, quatro no sector masculino e outros tantos no feminino, foram convocados pelo Seleccionador Nacional para representar Portugal nos Campeonatos Mundiais de pista coberta, que decorrem na próxima semana (7 a 9 de Março), no Palau Lluís Puig, em Valência (Espanha).

Todos os nomes que haviam conseguido mínimos estão integrados no combinado nacional, que assim se apresentará com Francis Obikwelu nos 60 metros, Nelson Évora no Triplo Salto, Rui Silva nos 1500 metros, Marco Fortes no lançamento do Peso, Jessica Augusto nos 3000 metros, Elisabete Tavares no Salto com Vara, Sandra Teixeira nos 1500 metros e Naide Gomes no Salto em Comprimento.

Os portugueses entram em pista logo no primeiro dia de provas (6ª feira, 7), às nove da manhã (hora portuguesa) com a qualificação do Peso, onde estará o sportinguista Marco Fortes.

Logo a seguir (09h15), veremos Jessica Augusto correr a eliminatória dos 3000 metros.

Às 11h45 começam as eliminatórias dos 60 metros planos, onde Francis Obikwelu assume papel de destaque, tendo mesmo afirmado que o seu objectivo passa pela presença na final.

Depois, às 16 horas, é a vez de Elisabete Tavares atacar as qualificações do Salto com Vara, e pouco menos de duas horas depois (17h50), surge no corredor do Triplo Salto Nelson Évora para a respectiva fase qualificativa.

Também Rui Silva estará em competição no primeiro dia dos Mundiais "indoor", quando, a partir das 19 horas, disputar a primeira fase dos 1500 metros.

Os restantes dois atletas da delegação nacional terão de aguardar pelo Sábado para competir, com Naide Gomes a surgir às 11 horas na qualificação do Salto em Comprimento, e, meia hora depois, Sandra Teixeira a participar nas eliminatórias dos 1500 metros.

Esta é uma delegação curta e compacta, com boas probabilidades de sucesso nos casos de Nelson Évora e Naide Gomes ("atacando" claramente o pódio nas respectivas provas), e com Rui Silva e Francis Obikwelu a jogarem no apuramento para as suas finais, sendo o medalhado de bronze nos últimos Europeus de Crosse, em Toro, um elemento de referência, também, no que diz respeito à luta pelas três primeiras posições.

A delegação portuguesa viaja para Valência repartida por Lisboa e Porto, na quarta-feira, 5 de Março.



Fonte:Atletas.net

Aptidão Física - Saúde



terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Conceitos de Treino




João Neto garante a sua presença em Pequim


João Neto (81 kg) conquistou de forma categórica a sua terceira medalha de bronze no Super A de Hamburgo e subiu ao 3.º lugar do ranking de qualificação olímpica, garantindo pela segunda vez consecutiva a presença nuns Jogos, este ano agendados para Pequim.

Mas o judoca do ACM Coimbra/Torres Novas, actualmente o expoente máximo da Selecção masculina (7.º em Atenas’04 e 3.º no Mundial’03), teceu críticas ao sistema de apuramento, não concordando que cada país possa estar representado apenas por um atleta em cada categoria de peso: “Com esta fórmula há grandes atletas que não vão aos Jogos, mesmo sendo dos melhores do Mundo. É injusto. Deveria ser permitido, pelo menos, dois por país. A competitividade seria ainda maior.”

Embora tenha falhado no Mundial e Europeu’07, Neto revelou impressionante regularidade nas Taças do Mundo ao conquistar, além do bronze na Alemanha (Hamburgo), três medalhas de prata: Itália, Inglaterra e Geórgia.

O também atleta do Abensberg justificou a superior estabilidade: “Tento fazer um judo mais variado para surpreender os adversários, além de realizar trabalho específico em luta do chão e nas pegas. Estou a gerir melhor os combates e sem correr riscos desnecessários.

Fonte:Record Online
Autor: ALEXANDRE REIS"

Frederico Gil afastado na 1.ª ronda em Cherburgo




Frederico Gil despediu-se do Challenger de Cherburgo (França), com prémios monetários de 50.000 dólares, logo na 1.ª ronda, ao perder em três sets com o francês Adrian Mannarino.

O número 1 português (133.º do ranking mundial) começou por vencer o primeiro parcial por 6-3, mas o 258.º do ATP Tour acabou dar a volta ao encontro, ao ganhar os sets seguintes por 6-3 e 6-4.

Semana da Higiene Oral na Quinta Pedagógica



Será que cuidamos bem dos nossos dentes? O que podemos fazer para que sejam mais saudáveis?

Estas e muitas outras perguntas serão respondidas na Semana da Higiene Oral, que irá decorrer na Quinta Pedagógica, de 26 de Fevereiro a 1 de Março, com o apoio da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.

Nesta semana, através de várias actividades, as crianças poderão aprender quais os hábitos de higiene oral que devem ter, desde pequenos.

De terça a sexta-feira, estas acções destinam-se a grupos escolares e no Sábado, durante todo o dia, o convite é para a família.

Com esta acção, a Quinta Pedagógica pretende, mais uma vez, alertar toda a comunidade para a importância de educar para a saúde. Esta iniciativa vem no seguimento das acções de sensibilização para a importância de uma alimentação saudável, um factor essencial para uma boa saúde oral, que têm vindo a ser desenvolvidas pela Quinta Pedagógica.



Fala com os teus pais e aproveita o sábado para fazeres uma visita à Quinta Pedagógica.

Para mais informações contacte a Quinta Pedagógica através do telefone 21 855 09 30, fax 21 855 09 48 ou e-mail quinta.pedagogica@cm-lisboa.pt



Desafio-te a responder a um teste sobre higiene oral, para testares os teus conhecimentos. Para jogares basta que cliques na imagem




Doenças do Coração



O enfarte, o derrame cerebral e os outros problemas do coração são as principais causas de morte em Portugal






Factores de Risco

O enfarte, o derrame cerebral e os outros problemas do coração são as principais causas de morte em Portugal. Estudos efectuados comprovaram que é possível prevenir o aparecimento e a progressão dessas doenças.

Existem factores que contribuem para o seu aparecimento, tais como:
Tensão alta, colesterol elevado, diabetes, tabaco, obesidade, tensão nervosa e falta de exercício físico.
O controle dos factores de risco é o principal meio no combate a essas doenças.

Cigarro e fumo
A nicotina do cigarro aumenta a tensão arterial, por isso aumenta também o risco de enfarte. Quanto maior for número de cigarros e a duração do vício, maior será o risco.
Frequentar ambientes com pessoas que fumem também é altamente prejudicial.

Colesterol elevado
O colesterol é uma gordura produzida no organismo que também se encontra presente nalguns alimentos; ele é produzido no organismo, principalmente à custa das gorduras saturadas; que se encontram mais nos alimentos de origem animal.
O excesso de colesterol poderá acumular-se nas artérias e provocar a sua obstrução (entupimento), que é chamado aterosclerose; portanto, a grande responsável pelo enfarte, tromboses e derrame cerebral.
Prefira comer verduras e carnes magras, principalmente peixe e frango sem pele;
use óleo vegetal (soja, milho, girassol ou de oliva) para cozinhar; prefira leite e queijos magros; a margarina vegetal é melhor do que a manteiga; evite comer mais de três gemas de ovo por semana; bolos, pudins, cremes e maioneses também têm ovo; faça menos fritos e não reutilize o óleo;

Tensão Alta
A tensão alta ou hipertensão arterial aumenta o risco de enfarte e derrame cerebral.
A hipertensão, na maioria das vezes, não dá qualquer sinal ou sintoma; quando associada a outros factores de risco, como o cigarro ou o colesterol, a hipertensão é ainda mais perigosa e danificadora.

Mantenha sua pressão sempre "dentro dos parâmetros normais"
Na consulta médica, deverá saber se tem tensão alta; diminuir o sal na confecção dos alimentos e evitar enlatados e temperos prontos ajudam ao controle da tensão;

Diabetes
A diabetes é uma doença causada pela falta de insulina produzida no nosso organismo e é a insulina ajuda à manutenção do nível de açúcar no sangue. As pessoas com excesso de peso têm maior dificuldade para controlar a doença
É sabido que a diabetes, não controlada, aumenta o risco de enfarte e tromboses.
Procure o médico se estiver com excesso de peso ou tenha diabéticos na família;
evite açúcar, doces e refrigerantes. Uma boa dieta, emagrecimento, exercícios físicos e os medicamentos podem controlar esta doença;

Preocupações e Tensões Constantes
No dia a dia existem características do ambiente em que vivemos que geram grande preocupação e tensão: os problemas socio-económicos, o stress e tensões no trabalho, problemas no relacionamento familiar, etc.

Isole o perigo de alta tensão
Não exija demais de si, aprenda com seus erros, tenha objectivos na vida mas não seja asfixiado por eles.
Seja flexível, transforme as suas actividades diárias em algo que lhe dê satisfação.
Se estiver com alterações no sono ou apetite, angústia ou irritação por tempo prolongado, procure o médico.

Obesidade e Falta de Exercício
O excesso de peso e a falta de exercício podem aumentar o risco de enfarte, pois os obesos têm um peso acima do recomendado para a sua idade, altura e sexo.

Não deixe que a obesidade seja um peso na sua vida
Com uma dieta orientada pelo médico ou nutricionista, poderá escolher melhor a alimentação. Existem exercícios físicos apropriados para cada pessoa, o seu médico poderá orientá-lo para escolher o melhor, pois a actividade física ajuda a emagrecer e a diminuir as suas tensões.

Pés saudáveis com sapatos confortáveis






A maior parte das maleitas dos pés, bolhas; feridas; inchaços; calosidades; etc, estão relacionadas





Os nossos pés são uma "obra de engenharia" muitíssimo sofisticada. Cada um deles é um mecanismo complexo formado por 26 ossos, sustentados por uma rede de mais de uma centena de ligamentos, tendões e músculos - tudo isto disposto de forma a criar uma série de arcos dinâmicos que suportam o peso do corpo.

Cada vez que damos um passo, os pés amortecem um impacto equivalente ao dobro desse peso, valor que se multiplica por três ao correr.

A nossa actividade diária habitual sujeita os pés a um esforço enorme: mais de 20 mil passos por dia e uma carga diária de cerca de 100 toneladas, tudo isto fechados durante praticamente dois terços da nossa vida dentro de sapatos quase sempre pouco adequados.

Os pés têm também um papel importante na manutenção de uma circulação saudável, pois a cada passo que damos as contracções dos músculos da barriga da perna ajudam o sangue a regressar ao coração.

Andar a pé é uma actividade muito recomendável, desde que se tenha o cuidado de usar sapatos adequados, de boa qualidade e de manter uma boa postura.

O estilo de vida moderno obriga-nos a passar a maior parte do tempo sentados, seja a trabalhar numa secretária, no sofá de casa a ver televisão ou a conduzir o automóvel. Nem sempre estamos preparados para as grandes caminhadas que fazem parte de qualquer viagem - e nem é preciso ser uma viagem de turismo-aventura, basta passar uma tarde inteira a fazer compras.

As dores nos músculos da barriga das pernas podem dever-se ao esforço extra, mas a maior parte das maleitas dos pés - bolhas, feridas, inchaço, calosidades - está relacionada com calçado inadequado. Um bom par de sapatos é uma condição fundamental para garantir o bem-estar no dia-a-dia.

Os modelos de festa são a excepção, mas também não se usam com frequência, nem durante muito tempo seguido. Para o quotidiano, vale a pena investir na qualidade e fazer um esforço para conciliar o melhor possível moda e conforto.

Se já sabe que vai andar mesmo muito a pé, o mais seguro é comprar um par de sapatos próprios para marcha, numa loja de desporto.

Se pratica atletismo, é igualmente importante que saiba escolher um par de sapatilhas de qualidade, que lhe pouparão a saúde, pelas razões já referidas anteriormente neste artigo.

Os sapatos e botas para o dia-a-dia devem ter saltos baixos, apoiar firmemente a parte de trás do pé e ser suficientemente largos para o acomodar confortavelmente, sem ficarem soltos. As solas devem ser flexíveis, para que o pé se movimente à vontade e exercite naturalmente os tendões, ligamentos e músculos de apoio.

Os materiais sintéticos são de evitar, porque não deixam o ar circular, estimulam a transpiração e criam uma humidade favorável ao desenvolvimento de fungos. Pele, couro ou lona são as opções mais saudáveis.

Não convém usar saltos altos para grandes caminhadas, pois o facto de andar muito tempo com o calcanhar levantado impede a distribuição correcta do peso do corpo. A longo prazo isto origina problemas de postura, dores nas costas e nos pés e agrava o joanete.

Lembre-se de que os membros inferiores incham com o calor e quando se passa muito tempo de pé, pelo que não convém usar sapatos apertados ou estreitos à frente para passear. Aliás, as formas muito estreitas nunca são uma boa opção, porque favorecem a formação de calosidades entre os dedos.

Tenha uns pés saudáveis, use sapatos de qualidade e confortáveis.

Fonte:Atletas.net

Primeiros Socorros






O que o atleta pode fazer no caso de lhe aparecerem dores





Contusões acontecem. E quando isto ocorre o atleta deve marcar uma consulta com o seu médico. Entretanto, pode tomar algumas providências para se tratar em casa e evitar que a contusão evolua.

O atleta também pode sentir uma leve dor após a corrida, que pode não exigir cuidados médicos, mas mais vale prevenir do que remediar.
O método mais indicado para tratamento rápido em casa é o método RICE, que explicarei a seguir.
O mais importante é evitar que as contusões apareçam.
Então, siga estes princípios
Não aumente o volume de quilómetros mais do que 10% por semana;
Use sapatilhas de corrida adequadas e troque-as quando tiverem mais de 800 km;
Faça alongamentos;
Não se esqueça do aquecimento e descompressão muscular;
Evite pisos muito duros, muito inclinados ou irregulares;
Não aumente o volume e a intensidade do treino simultaneamente.

O método RICE

O método RICE (que pode ser combinado com anti-inflamatórios) é a resposta imediata para a maioria das contusões. RICE significa (em inglês)

Rest - repouso
Ice - gelo
Compression - compressão
Elevation - elevação

Repouso - Repousar é simplesmente bom senso.

Gelo - Colocar gelo em cima da zona afectada, poderá causar bolhas ou queimaduras(Usar um pano para envolver o gelo, para proteger a pele de queimaduras). Desta forma, envolva os cubos de gelo numa toalha molhada. O limite de tempo para cada aplicação é de 15 minutos, mas o atleta pode repetir esta operação de hora em hora.

Compressão - O uso de compressão diminui a irrigação sanguínea na zona afectada. Pode ser utilizada uma ligadura, mas tome cuidado para não apertar em demasia e impedir a circulação, o que poderia ocasionar gangrena. O atleta pode alternar compressão com gelo. Se a região em causa ficar dormente, pare o processo de compressão.

Elevação - Significa elevar o membro afectado, o que diminuirá a pressão sanguínea na área.

Correr ou não correr ? Quando procurar um médico ?

O especialista em medicina desportiva Dr. Ben Kibler de Lexington, Kentucky, desenvolveu uma escala para os corredores saberem que medidas devem tomar quando sentirem dores. Da mesma forma, o Team Oregon também desenvolveu uma escala semelhante mas um pouco mais conservadora.

Coloco em baixo as duas escalas para que os atletas possam ter uma referência.

Escala de dor do Dr. Ben Kibler

Nível 1
Dor que aparece depois do atleta correr mas desaparece no mesmo dia ou na manhã seguinte.
Tratamento - Alongue gentilmente após o exercício, aplique gelo e tome um anti-inflamatório como a aspirina.

Nível 2
Dor que aparece durante a actividade mas não interfere com a sua habilidade em continuar a correr.
Tratamento - Siga o tratamento do nível 1 ; considere parar por um dia ou dois para reduzir o risco de uma lesão.

Nível 3
Dor que aparece durante a corrida e interfere com a sua habilidade em continuar.
Tratamento - Pare de correr por alguns dias e considere procurar tratamento médico. Enquanto isso, aplique gelo e tome anti-inflamatórios.

Nível 4
Dor que severamente interfere com a sua habilidade de correr e persiste mesmo quando você não está correndo.
Tratamento - Pare de correr por alguns dias e procure tratamento médico imediatamente. Enquanto isso, aplique gelo e tome anti-inflamatórios.

Escala de dor do Team Oregon

Nível 1
Dor notada somente depois da corrida, horas depois ou na manhã seguinte.
Prognóstico - Provavelmente 1-2 dias de recuperação com tratamento apropriado e eliminação da causa.
Tratamento - Gelo, compressão, elevação e massagem.

Nível 2
Desconforto ou tensão (mas não dor) sentido durante a corrida. Treino e participação em provas ainda parece ser possível. Prognóstico - Provavelmente 4-7 dias de recuperação com tratamento apropriado e eliminação da causa.
Tratamento - 2 a 4 dias de descanso ou de uma actividade alternativa não exagerada. Gelo, compressão, elevação, massagem e anti-inflamatório. Procure um médico se não melhorar depois de 7 dias de descanso e tratamento.

Nível 3
Desconforto mais forte que pode ser descrito como "dor" durante a corrida. O corredor sente-se compelido a reduzir os níveis de treino e/ou competição.
Prognóstico - Provavelmente 2-4 semanas de recuperação com tratamento apropriado e eliminação da causa.
Tratamento - 4 a 7 dias de descanso ou participação numa actividade alternativa não exagerada. Gelo, compressão, elevação, massagem e anti-inflamatório. Procure um médico se não melhorar (ou piorar) depois de 7 dias de descanso e tratamento. Só deve voltar à corrida quando não sentir mais dor durante a actividade.

Nível 4
Dor severa. Não consegue correr. Prognóstico - Provavelmente 6 semanas ou mais de recuperação com tratamento apropriado e eliminação da causa.
Tratamento - Procure um médico imediatamente. Exige tratamento profissional e reabilitação. Volta à corrida somente quando não sentir mais dor durante a actividade.



Fonte:Atletas.net

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

"Pé-de-atleta"





Cuidados a ter para prevenir a doença que mais vulgarmente afecta os atletas.





É no verão que se acentua a possibilidade de se contrair a vulgar doença pé-de-atleta, a mais comum de todas as infecções produzidas por fungos. Caminhar descalço em lugares públicos onde existe muita humidade, nomeadamente piscinas, ginásios e duches, não secar bem os pés depois de os lavar, suar em excesso, são aspectos que normalmente originam o problema. Embora esta doença apareça com mais frequência nos desportistas, qualquer pessoa pode ficar afectada, sobretudo por se tratar de uma dermatomicose extremamente contagiosa que se não for devidamente tratada pode tornar-se crónica e estender-se a outras zonas do corpo.


Quando caminhamos descalços, perdemos finas escamas de pele, que se vão espalhando pelo chão. Estas escamas podem estar contaminadas com fungos e em contacto com outros pés poderão transmitir a infecção a novas pessoas, é necessário usar chinelos enquanto se caminha em piscinas ou balneários, para prevenir a doença.

A doença não apresenta sintomas graves, mas além de ser inestético e incómodo é bastante doloroso. A infecção que se manifesta mais no verão do que nas épocas frias, surge normalmente entre os dedos e as palmas dos pés e os sintomas mais comuns são ardor, comichão, sensação de queimadura e gretas ou pequenas escamas na planta do pé. As unhas ficam com um aspecto opaco com manchas esbranquiçadas. Se identificar esta doença nos seus pés, procure o seu médico pois o diagnóstico da doença deverá ser efectuado por um especialista.

Cuidados a ter para prevenir a doença:

. Em piscinas, duches ou ginásios, utilize sempre calçado para protecção..
. Seque muito bem os seus pés depois do banho, especialmente entre os dedos.
· Utilize meias de algodão em vez de calçado de material sintético.
· Não ande descalço em locais públicos.
· Mude frequentemente de meias para evitar que a humidade fique em contacto com os pés.


Fonte:Atletas.net

Ana Dias vence Maratona de Sevilha

Ana Dias e o queniano Samsom Kiptoo Bungei venceram hoje a XXIV edição da Maratona Cidade de Sevilha 2008-Grande Prémio da Andaluzia, disputada em Sevilha.

Na prova, em que participaram um total de 3.247 atletas, Bunguei completou com o tempo oficial de 2:10.52 minutos, enquanto a atleta da Casa do Benfica de Faro fez um crono oficial de 2:29.22 minutos, à frente da espanhola Maria Abel (segunda em 2:33.33) e da russa Sventlana Baigulova (terceira em 2:37.41).

Bunguei, que com Ana Dias figurava entre os favoritos à vitória, não conseguiu bater o recorde da prova andaluza, detido por José Ramón Rey (2:10.49) desde 2001.

O pódio masculino ficou completo com os etíopes Jonathan Kibet Kipkosgei (2:11.38) e Adem Jemal Hussen (2:12.24).




Fonte:Jornal Record

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Sara Moreira com recorde pessoal falha Valência


Sara Moreira falhou esta tarde, em Pombal, o objectivo de conseguir os mínimos para os Campeonatos Mundiais de Valência, em pista coberta, mau grado tenha batido o seu recorde pessoal nos 3000 metros, ao vencer a prova em 9.09,41 minutos.

A atleta do Maratona Clube de Portugal - que agradece ao técnico Rafael Marques a possibilidade de, a uma semana dos Nacionais de Crosse, ter tentado os mínimos para Valência - correu praticamente sozinha desde o tiro de partida, e venceu com naturalidade os três quilómetros.

Porém, já à entrada dos derradeiros 200 metros se afigurava impossível baixar dos 9.04 minutos, a marca que permitiria o passaporte para os Mundiais "indoor".

Sara Moreira pensa agora nos Nacionais de Crosse longo - Domingo, no Parque da Cidade do Porto - e nos Mundiais da especialidade, em Edimburgo, a 30 de Março.



Fonte:Atletas.net

Obikwelu campeão nacional 60m



Francis Obikwelu sagrou-se ontem à tarde campeão nacional dos 60 metros, ao vencer com 6,70 segundos a prova disputada na ExpoCentro, em Pombal.

O luso-nigeriano havia conseguido, nas meias-finais, os mínimos de participação para os Campeonatos Mundiais de Valência (com 6,66 segundos), e ganhou com naturalidade a corrida derradeira.

Francis, cujo principal objectivo é a obtenção de um dos três primeiros lugares nos Jogos Olímpicos de Pequim (no hectómetro), pretende, em Valência, garantir a presença entre os seis primeiros, e disputar a final da prova mais rápida do calendário de pista coberta.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Resultados dos Jogos de Voleibol





Resultados dos Jogos, Voleibol Feminino, disputados este sábado, na Escola Secundária José Gomes Ferreira.

Juvenis Femininos

E.S. Vergílio Ferreira X E.S. José Gomes Ferreira = 0 - 2

E.S. Vergílio Ferreira X Oficinas de S. José = 0 - 2


Juniores Femininos

E.S. Vergílio Ferreira X E.S. José Gomes Ferreira = 1 - 2


E.S. Vergílio Ferreira X E.S. D. Pedro V = 2 - 0



Resultados parciais




--- ESVF X ES José Gomes Ferreira - 0 – 2 (10/25; 17/25)

--- ESVF X Col. Of. S. José - 0 – 2 (11/25; 21/25)




Juniores

--- ESVF X ES José Gomes Ferreira - 1 – 2 (23/25; 25/15; 14/16)

--- ESVF X D. Pedro V - 2 – 0 (25/16; 25/12)



Reparem o SOOOOfrido que foi o jogo das Juniores da José Gomes Ferreira



E como se portaram bem as Juvenis no 2º set com o Colégio …. Até chegaram a estar a ganhar ….



"Foi uma boa jornada mas ….. muito sofrida", opinião da Treinadora, Profª Amélia Matos.



Paulo Gonçalves vence salto em altura com 2,19 metros

Paulo Gonçalves vence salto em altura com 2,19 metros

A marca passa a constituir novo recorde dos Campeonatos de Portugal.


O saltador benfiquista Paulo Gonçalves é o primeiro campeão nacional hoje apurado no decurso da primeira jornada dos Campeonatos Nacionais Absolutos e de Provas Combinadas, em pista coberta, que decorrem em Pombal durante o fim-de-semana.

Paulo Gonçalves terminou o concurso a tentar 2,21 metros, mas soçobrou nas três tentativas, pelo que vale a marca de 2,19 metros para o primeiro lugar no salto em altura.

A pista da cidade do Centro do país recebe, agora, a final de salto com vara, na qual Elisabete Tavares e a sua irmã Sandra procuram ainda obter mínimos para os Campeonatos Mundiais de Valência, o que significaria a ultrapassagem dos 4,40 metros.





Fonte:Atletas.net

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

MegaSprinter Fase Escola







Gostas de correr? Consideras que tens bastante velocidade? Inscreve-te no MegaSprinter .

A Fase Escola realizar-se-à no dia 7 De Março, pelas 10horas.

ESCALÕES ETÁRIOS

ESCALÃO ÉPOCAS 2007/2008

INFANTIS A 97/98
INFANTIS B 95/96
INICIADOS 93/94
JUVENIS 91/92
JUNIORES 89/90

As inscrições deverão ser feitas até ao dia 29 de Fevereiro, fala com o teu Professor de Educação Física.

Apuram-se os dois (2) primeiros alunos da fase colectiva Inter-
Turmas, por escalão etário e género, para a Fase EAE.

O MegaSprinter da EAE Lisboa Cidade realizar-se-à dia 9 de Abril de 2008, na Pista Prof. Moniz Pereira - Alta do Lumiar.

Torneios Inter-Turmas Basquetebol



Vem aí os Torneios Inter-Turmas de Basquetebol. Como já te havia anunciado, os mesmos decorrerão no dia 7 de Março, durante a Semana Cultural, na nossa escola.

Os Torneios realizar-se-ão da seguinte forma:

3 X 3 para o Ensino Básico

5 X 5 para o Ensino Secundário

As inscrições serão até ao dia 29 de Fevereiro, e a tua turma poderá inscrever as equipas que desejar, quer se tratem de equipas femininas, quer se tratem de equipas masculinas.

O calendário de jogos será afixado no dia 5 de Março.

Para mais informações fala com o teu Professor de Educação Física.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

As Corridas de Aventura

As Corridas de Aventura (CA) ou Raids, são uma nova forma de prática desportiva baseada no trinómio Aventura / Desporto / Natureza, desenvolvendo uma actividade física de longa duração, com uma forte componente de trabalho de equipa e consciência ambiental.

Partindo do conceito de expedição, cada prova tem como suporte um mapa onde estão assinalados os pontos de controlo (CP) por onde a equipa deve passar. A progressão no terreno é alternadamente realizada por diversos meios de locomoção não motorizados: a pé, de bicicleta, a nado, em canoa, à vela, em voo, a cavalo, por meio de técnicas de progressão vertical e/ou subterrânea e/ou subaquática e através de passagens aéreas em corda ou cabo. Frequentemente é ainda solicitada aos atletas a realização de perícias variadas como tiro com arco e exercícios de team-building.

As provas que integram o Portugal Eco Aventura (PEA) são Corridas de Aventura que se desenrolam durante um fim-de-semana, com percursos com cerca de 200 km de distância total (150 no sábado e 50 no domingo), cuja duração varia entre 16 e 22 horas de tempo efectivo de prova. Estes 200 km dividem-se aproximadamente em 60 de progressão a pé, 120 em bicicleta e 20 por outros meios, sendo estes valores máximos aproximados.

Cada prova é constituída por um conjunto de 8 a 12 etapas independentes, em regime de tempo corrido, nas quais as equipas terão de visitar o maior número de pontos de controlo (CP) durante um tempo limitado. O percurso de cada etapa é escolha da equipa, sendo fornecido pela organização um mapa com as zonas de partida e de chegada e os respectivos CP devidamente assinalados.

As equipas são constituídas por 4 elementos participantes, mais 1 acompanhante para fazer a assistência, sendo a realização das etapas feita pela equipa em autonomia total.


MATERIAL

  • Cantil 0,75 L (ou similar)
  • Bicicleta Montanha
  • Kit de reparação de furos
  • Manta de sobrevivência
  • Casaco polar (ou similar)
  • Casaco corta-vento/impermeável
  • Material técnico disponibilizado pelo CDIPS



LINKS


Escalada



O desejo de subir mais alto e alcançar o topo é inerente ao homem desde a sua mais tenra idade. A escalada surge assim como actividade natural e ideal para quem pretende testar os seus limites físicos e mentais.

O objectivo desta modalidade é atingir o cimo de um rochedo, falésia, montanha, ou estrutura artificial, recorrendo à força e resistência dos membros e à capacidade de equilíbrio e controlo corporal. Actualmente a escalada pode ser praticada ao ar livre ou em estruturas interiores construídas para esse efeito, sendo sempre utilizados diversos equipamentos de segurança para minimizar o risco.

Associada à escalada e ao montanhismo existe uma série de técnicas de travessia ou transposição de obstáculos recorrendo à utilização de cordas, frequentemente também utilizadas como actividades recreativas:
  • Rapel
  • Slide
  • Tirolesa
  • Ponte Himalaia
  • Paralelas



MATERIAL

  • Capacete
  • Arnês
  • Corda dinâmica
  • Expresses *
  • Mosquetões
  • Dispositivo descensor
  • Dispositivo de travamento
  • Pés de Gato *
  • Pó de magnésio *
  • Fitas e cordeletes

* Material não disponível no CDIPS


LINKS


Canoagem


Na canoagem inclui-se a navegação em canoa ou kayak, em águas lisas e calmas ou em águas bravas.

Os rios são classificados, de acordo com a sua dificuldade, de I (fácil) a VI (sobrevivência duvidosa). A classificação depende da velocidade da água, do percurso e do volume de água do rio, por isso, o mesmo rio pode ser mais emocionante na época de cheia do que em época seca.

As canoas são embarcações geralmente largas e pesadas, com dois ou mais lugares. São impulsionadas com pás e uma vez que não possuem grande estabilidade são adequadas para navegar em águas calmas.

Os kayaks são fechados e fabricados em fibra de vidro, plástico ou compósitos de carbono, existindo ainda modelos insufláveis. São impulsionados por pagaias (semelhantes a um leme duplo). Apresentam um aspecto fusiforme e têm mais estabilidade e capacidade de manobra. São utilizados na descida de águas fluviais mais revoltas e também no mar.


MATERIAL

  • Embarcação
  • Pagaia
  • Colete salva-vidas
  • Capacete



LINKS


BTT



No BTT ou bicicleta de montanha os percursos realizam-se nos mais variados tipos de piso: alcatão, terra-batida, caminhos florestais, ou mesmo com a bicicleta ao ombro.






MATERIAL

  • Bicicleta de montanha com suspensão
  • Capacete
  • Kit de reparação de furos
  • Água

LINKS

Pedestrianismo

O Pedestrianismo é uma actividade desportiva que consiste em percorrer a pé caminhos de duração e exigência física variável, em permanente relação com a natureza e contactando ainda com variados aspectos turísticos, culturais e ambientais.

Estes percursos podem desenvolver-se em trilhos ou veredas ou ainda por caminhos bem definidos e sinalizados com marcas e códigos normalizados internacionalmente. Estes últimos estão classificados em percursos de Pequena Rota (PR) e Grande Rota (GR).

MATERIAL

  • Calçado confortável com boa aderência e amortecimento
  • Vestuário adaptado às condições climatéricas
  • Água e comida em função da duração do percurso
  • Cajado ou bastão de caminhada
LINKS

A Orientação


A Orientação é um Desporto recente no nosso país, mas tem já 100 anos de existência nos países nórdicos enquanto desporto organizado, sendo uma das modalidades desportivas que mais tem crescido nos últimos anos em Portugal. A competição concilia-se com o lazer, num espaço que proporciona um permanente contacto com a Natureza.

Na partida, cada praticante recebe um mapa onde estão marcados pequenos círculos que correspondem a pontos de controlo, materializados no terreno pelas "balizas" (prismas de cores laranja e branca), que estão acompanhadas de um sistema que comprova a passagem por cada ponto.

A escolha do itinerário entre cada ponto de controlo é uma opção do próprio praticante! Cada ponto é uma meta e, simultaneamente, a partida para um novo desafio. Cruzando prados, ribeiros e florestas, o praticante sente-se parte integrante do espaço que percorre... A velocidade de movimento tem que ser acompanhada pela velocidade de raciocínio para ler o mapa e interpretar a relação mapa/terreno, ponderar sobre as várias opções de itinerário, decidir!

A Orientação é praticada em quatro disciplinas diferentes: Orientação Pedestre, Orientação em BTT, Orientação em Ski e Trail Orienteering, esta última prioritariamente para deficientes motores. Todavia, para além destas disciplinas com quadros competitivos nacionais e internacionais, são também organizadas provas de Orientação a cavalo, em canoa, etc.. As provas de Orientação são regra geral realizadas durante o dia. Contudo, há também provas nocturnas com grande adesão de participantes. O terreno "tradicional" para a prática da modalidade deverá ter muitos pormenores do relevo, ter floresta limpa e pouca vegetação rasteira. No entanto, a Orientação pode ser praticada em qualquer lugar desde que exista um mapa dessa área. As provas em parques ou jardins e mesmo em áreas urbanas das cidades são cada vez em maior número.

As provas do calendário da Federação Portuguesa de Orientação são abertas a todas as pessoas de qualquer idade, havendo sempre percursos para principiantes. A distância e a dificuldade dos percursos de Orientação variam em função da idade e do nível técnico dos praticantes, possibilitando a participação dos sete aos noventa e sete anos.


MATERIAL

  • Mapa
  • Bússola
  • Calçado confortável e com boa aderência
  • Vestuário que proteja o corpo da vegetação
  • Caneleiras

LINKS



Mínimos para Valência: Sandra Teixeira confirmada




Em Estocolmo, Naide Gomes supera recorde nacional em pista coberta.

Sandra Teixeira é a sexta atleta portuguesa a conseguir os mínimos de participação nos Campeonatos Mundiais de Pista Coberta, que se realizam em Valência, de 7 a 9 do próximo mês.

Sandra correu os 1500 metros do "meeting" GE Galan, em Estocolmo, em 4.14,72 minutos, baixando mais de um segundo relativamente ao mínimo necessário (4.16,00), e ficou em oitavo posto na prova da reunião sueca, ganha por Maryam Jamal, do Bahrein, com 4.04,30 segundos.

Sandra não deixou, assim, para os Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, no próximo fim-de-semana, em Pombal, o que já podia conseguir hoje, carimbando o passaporta para a cidade mediterrânica, e juntando-se ao quinteto já confirmado (Nelson Évora, Rui Silva, Jessia Augusto, Marco Fortes e Naide Gomes).

Justamente Naide obteve mais um recorde nacional "indoor", com 6,93 metros, salto conseguido ao sextto e derradeiro ensaio, num concurso onde também pulou 6,86, 6,88 e 6,75, com os primeiro e terceiro saltos nulos.

A saltadora sportinguista apenas perdeu o concurso para a russa Irina Simagina, que, também no seu último ensaio, conseguiu 6,96 metros, o que constitui melhor marca mundial do ano em pista coberta.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Gostas de Vela?



Se ficas fascinado(a) ao ver o suave deslizar dos veleiros sulcando as ondas, mas não te queres comprometer (ainda) num Curso de Vela, pois não sabes se vais gostar, o ArdoMar tem uma proposta aliciante para ti:

Vai participar numa das suas aulas de 4 horas, que decorrem todos os fins de semana.

Aproveita para sentir o ambiente do Clube, troca impressões com os alunos e experimenta um veleiro.

Calendário: Aos Sábados e Domingos em 2 horários - Manhã das 0900 às 1300 ou Tarde das 1400 às 1800 (sujeito a vaga nos Cursos a decorrer).

Preço: 1 pessoa - 40.00 €, 2 pessoas - 70.00 €. Todas as aulas são dadas em navegação no Estuário do Tejo a bordo dos nossos veleiros.

Veleiro: Elan 295 - Partida: Doca de Sto Amaro


Se tiveres algumas dúvidas quanto à roupa que deve usar, etc., entra em Ardoar

Leite: uma fonte de vitalidade


O leite já faz parte da dieta humana desde os primórdios da civilização. Os cientistas estipulam que o leite começou a ser um alimento regular nas refeições humanas por volta de 10.000 a 8.000 A.C., por esta altura dá-se um facto muito importante, o abandono da caça para o cultivo da terra. Muitos cientistas acham que foi o consumo de leite de diversos animais que marcou o início da actividade sedentária.
Apesar de uma relação muito antiga entre o homem e o leite, nem todos sabem os benefícios que os produtos lácteos produzem no organismo humano. Composto por 55 nutrientes essenciais ao homem, se for consumido regularmente, apresenta benefícios surpreendentes para a saúde e não é só na etapa de crescimento, mas sim durante toda a vida. Pelas suas características o leite é um alimento versátil, composto por todas as categorias de nutrientes indispensáveis a uma vida saudável.

O cálcio, o ouro branco

O leite é por excelência a principal fonte de fornecimento de cálcio ao organismo. Esta matéria-prima é indispensável ao crescimento e fortalecimento dos ossos. Nas pessoas adultas, a partir dos 30 anos, inicia-se uma perda natural de cálcio adquirido anteriormente, sendo necessário continuar a ingestão de cálcio, de modo a preservar a estrutura óssea. Em seguida apresentamos um quadro onde poderá saber quanto deve beber.



Saiba quanto beber:

Dos 3 aos 9 anos - litro/dia (2Copos)
Dos 0 aos 24 anos - litro/dia (3copos)
Grávidas - litro/dia (3copos)
Lactentes - 1litro/dia (4copos)
Adultos - litro/dia (2copos)
Idosos - litro/dia (3copos)


Fonte:Atletas.net

Quais são os inconvenientes do uso exagerado da carne na alimentação?



A carne contém na sua composição: 50% a 60% de água; 20% a 30% de proteínas de alto valor biológico; 15% a 30% de gordura essencialmente saturada; quantidades mínimas de glúcidos, sais minerais e vitaminas. Embora apresente na sua composição proteínas de alto valor biológico, superadas somente pelas proteínas do ovo, o uso exagerado da carne tem dois grandes inconvenientes: o seu alto teor em gorduras saturadas e colesterol e a sua riqueza em purinas.

As carnes de porco, ganso e pato são mais gordurosas e, assim, mais difíceis de digerir do que as carnes de vaca, carneiro, galinha, peru e animais de caça.

As vísceras animais (fígado, rins e coração) têm alto valor nutritivo e são económicas, mas pouco utilizadas na maioria dos casos. São muito ricas em vitaminas e sais minerais (ferro, fósforo e cobre). As outras carnes são ricas em tiamina, riboflavina e ferro, e muito ricas em fósforo e niacina.

As proteínas animais devem ser restringidas a uma porção por dia. As proteínas vegetais (ervilhas, feijão, lentilhas, soja, etc.) deverão satisfazer as restantes necessidades proteicas diárias. As proteínas de baixo valor biológico devem ser sempre suplementadas, na mesma refeição, com proteínas de alto valor biológico. A associação de leguminosas com soja ou com ovo, na mesma refeição, são exemplos do que se disse.


Fonte:Atletas.net

As bebidas comerciais são as ideais?



A maioria das bebidas que existem no mercado, não são boas para consumo durante uma competição. Muitas delas são isotónicas ou até hipertónicas. Assim, para além de demorarem muito tempo a sair do estômago, podem fazer-lhe uma "chamada" de água agravando a desidratação. Este tipo de bebidas contem concentrações elevadas de sais minerais, que não são necessários na bebida a ingerir durante a prova (excepto o sódio). Possuem também vitaminas, corantes naturais ou artificiais, que em nada contribuem para o bom rendimento muscular competitivo.


Analisemos o conteúdo de alguns produtos comercializados em Portugal:

XL1 carteira com 65 gramas:
· Glúcidos (glucose + frutose + sacarose) - 61,75 gramas
· Ácido cítrico - 1,6 gramas
· Citrato de sódio - 1,3 gramas
· Cloreto de sódio - 1,3 gramas
· Aromatizantes - Limão e Lima
· Corantes naturais - clorofila
· Proteínas e lípidos - vestígios
· Valor calórico - 380kcal

Segundo as recomendações do fornecedor o conteúdo de um saco de XL1 deverá ser diluído em um litro de água se a temperatura ambiente for inferior a 20ºC e em um a dois litros se a temperatura ultrapassar os 20ºC. Vamos obter assim, uma solução glucídica em água a cerca de 6,2% e 3,1%, respectivamente para o primeiro e segundo casos. Segundo o nosso ponto de vista, embora a solução a usar para temperaturas acima de 20ºC tenha uma diluição praticamente ideal, não concordamos com a diluição para temperaturas inferiores pois a solução obtida é isotónica em relação ao plasma do sangue, levando a uma longa permanência da solução no estômago. Pensamos por isso que devemos fazer uma diluição em, pelo menos, litro e meio de água se a temperatura for inferior a 20ºC. Quanto aos sais minerais o conteúdo em sódio é o ideal e o seu sabor é muito agradável.

Se utilizarmos o XL1, como bebida recuperadora após a competição poderemos utilizar as diluições atrás aconselhadas. O XL1 como bebida de recuperação tem o inconveniente de não ter potássio na sua constituição e de não ter uma alcalinidade mais acentuada.

Isostar - Composição de uma lata com 250ml:
· Glúcidos - 18 gramas
· Sais minerais (sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cloretos)
. Vitaminas (B1, B2, C, niacina e panteotenato de cálcio)

Esta bebida tem 72 gramas de glúcidos por litro de água (excesso de glúcidos) e é muito rica em alguns sais minerais e vitaminas que não são necessários durante a competição. Como bebida de recuperação poderá ser utilizada, mas como bebida pré-competitiva nunca!

Aquarius - Composição por 100ml de bebida:
· Glúcidos - 6,3 gramas
· Sódio - 22 miligramas
· Potássio - 2,2 miligramas
· Cálcio - 0,8 miligramas
· Fósforo - 1 miligrama
· Cloretos - 24 miligramas
· Valor calórico - 25 kcal

O Aquarius é uma bebida isotónica comercializada em lata e por isso torna-se difícil a sua diluição. É contra-indicada a sua utilização como bebida pré-competitiva, porque tem uma concentração elevada de glúcidos. O seu sabor é na nossa opinião, um pouco forte de mais, mas não é desagradável e pode ser utilizada como bebida de recuperação. No entanto, o seu conteúdo em sais minerais é baixo e não tem magnésio na sua constituição.

Gatorade - Composição por 100ml de bebida:
· Glúcidos - 6 gramas (sacarose e dextrose)
· Sódio - 41 miligramas
· Potássio - 11,7 gramas
· Fósforo - 31 miligramas
· Cloretos - 39 miligramas
· Valor calórico - 24 kcal

O Gatorade é uma bebida isotónica mas é comercializada em pó e por isso torna-se fácil a sua diluição, obtendo-se assim uma bebida hipotónica, sendo contra-indicada como bebida pré-competitiva. O seu sabor é agradável e não demasiado forte, se for bem diluído. Pode ser utilizada como bebida de recuperação, mas é pouco rica em sais minerais, tanto quantitativamente em termos de sódio, cloro e potássio; como qualitativamente, pois não possui cálcio e magnésio.

Bebida caseira para utilizar durante uma competição:
· 1litro de água
· Glucose e/ou frutose (entre 20 a 60 gramas consoante a finalidade da bebida)
· 1 pitada de sal (cloreto de sódio)
· Sumo de limão a gosto

Esta bebida é fácil de fazer e mais barata, do que qualquer bebida comercial.

Em conclusão, diremos que a maioria das bebidas comerciais não são ideais para consumir durante a competição. Devemos preparar a nossa bebida e experimentá-la num treino ou prova pouco importante.



Fonte:Atletas.net