quarta-feira, 16 de abril de 2008

III Taça do Mundo de Ginástica Rítmica



III Taça do Mundo de Ginástica Rítmica junta 20 atletas olímpicas em Portimão


Vinte das 24 ginastas qualificadas para os Jogos Olímpicos Pequim2008, entre as quais a campeã do Mundo, Anna Bessonova (Ucrânia,vão competir entre quinta-feira e domingo, em Portimão, na III Taça do Mundo de Ginástica Rítmica.

A prova que decorre em simultâneo com o 22º Torneio Internacional de Portimão, vai reunir durante quatro dias no Pavilhão Arena, 215 ginastas de 39 países que disputarão nas categorias de seniores, juniores, individuais e por conjuntos, os aparelhos de maça, bola, arco, fita e corda.

Portugal estará representado na Taça do Mundo pela ginasta Inês Gomes, a única portuguesa com estatuto de atleta de alta competição da modalidade, que inicia em Portimão a sua preparação para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

Inês Gomes falhou a qualificação para Pequim2008, nos últimos Mundiais da Grécia, em Setembro de 2007, onde obteve a 54ª posição.

A prova algarvia que se transformou numa referência no circuito e no calendário internacional de ginástica rítmica, acolhe, em ano de Jogos Olímpicos, o maior número de ginastas de elite para disputarem os pontos e os 20.000 euros em prémios.

No evento, organizado pela Federação Internacional de Ginástica e Federação de Ginástica de Portugal, além da actual campeã do mundo, participam as ginastas russas Olga Kapranova (campeã da Europa em título) e Vera Sessina, bem como a espanhola Almudena Cid, atletas que já garantiram a sua presença em Pequim.

O 22º Torneio Internacional de Portimão decorre em simultâneo com a III Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, acolhe as melhores ginastas juniores da actualidade e servirá de preparação para os campeonatos da Europa, que se realizam em Junho, em Turim (Itália).

As provas, que decorrem entre quinta-feira e domingo, têm entrada livre.


Fonte: Barlavento online

segunda-feira, 14 de abril de 2008

João Sousa qualificado



O português João Sousa assegurou hoje a presença no quadro principal do Estoril Open, ao derrotar o compatriota Pedro Sousa por 6-2 e 6-3, na última ronda da fase de qualificação. João Sousa tornou-se, assim, o sétimo português a participsar na competição deste ano, juntando-se a Gastão Elias, Frederico Gil, Rui Machado, Michelle Brito, Neuza Silva e Frederica Piedade, esta última entretanto já eliminada.


Fonte: O Jogo

Michelle Brito e Neuza Silva afastadas em pares




Ténis
Michelle Brito e Neuza Silva afastadas em pares

As tenistas portuguesas Michelle Brito e Neuza Silva foram hoje eliminadas na primeira ronda de pares do Estoril Open, ao perderem com a russa Alisa Kleybanova e a alemã Sandra Kloesel por 6-4, 4-6 e 10-8.

As portuguesas ainda venceram o segundo set, após derrota no primeiro, mas acabaram por ceder no super «tie-break», com a dupla germano-russa a levar a melhor.

Michelle Brito e Neuza Silva voltam à acção no Estoril Open na próxima terça-feira, em singulares, defrontando a croata Sanda Mamic e a checa Iveta Benesova, respectivamente.

Resultados:

Singulares femininos (primeira ronda):
Karin Knapp (Itália) venceu Frederica Piedade (Portugal), por 6-3, 6-0.
Tsvetana Pironkova (Bulgária) venceu Stephanie Dubois (Canadá), por 6-0, 6-1.

Pares femininos (primeira ronda):
Alisa Kleybanova (Rússia)/ Sandra Kloesel (Alemanha) venceram Michelle Brito/ Neuza Silva (Portugal), por 6-4, 4-6, 10-8.
Maria Kirilenko (Rússia)/ Flavia Pennetta (Itália) venceram Natalie Grandin (África do Sul)/Camille Pin (França), 6-1, 6-3.


Fonte:A Bola

Corrida Cidade de Aveiro anima a "Veneza portuguesa"





Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Aveiro, da Atletica e da Associação de Atletismo de Aveiro, a Corrida Cidade de Aveiro vai marcar o regresso das corridas de atletismo de estrada à cidade dos canais já no próximo dia 1 de Junho de 2008.

A prova principal, na distância de 10 quilómetros é composta por duas voltas a um percurso com cerca de 5.000 metros, enquanto que ao mesmo tempo terá lugar a Mini Maratona e a Caminhada, na distancia de 5 quilómetros, ou seja uma volta ao percurso que começa e acaba no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.

Inscrições

Inscrições online

SportZone Nas lojas SportZone do Fórum Aveiro e do Hipermercado Continente de Aveiro - a partir de 22 de Abril de 2008

Por correio

Corrida Cidade de Aveiro
Secretariado: Atletica
Estádio Municipal de Aveiro
3804-508 Aveiro

Nota Importante: Nas inscrições enviadas por correio o pagamento por ser feito por cheque ou vale postal á ordem de Atletica, contando a data de carimbo dos CTT. Contudo, aconselhamos vivamente a utilização do correio azul, uma vez que a utilização do correio normal poderá levar a atrasos significativos na entrega da correspondência.

Taxa de Inscrição
Corrida de 10 kms: até dia 28 de Maio de 2008 : 5 euros
Mini Maratona e Caminhada: até 28 de Maio de 2008 : 5 euros

Inscrições de última hora
Poderão ser feitas inscrições de última hora, desde que não se tenham atingido o número limite de atletas, apenas na véspera da prova, no dia 31 de Maio de 2008, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, junto ao secretariado.
As inscrições de última hora têm um custo de : 8 euros




Percurso



Mais informações: Corrida Cidade de Aveiro

Milha de Ovar a 19 de Abril



Está prestes a sair para a estrada a Sportzone 7ª Milha Urbana Cidade de Ovar. O “pontapé de saída” será dado pelas 15:00 do dia 19 de Abril, abrindo a todos os presentes um programa recheado de motivos de interesse.

As primeiras séries, destinadas às crianças do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Ovar, prometem transformar-se num verdadeiro “Festival de Benjamins” face ao elevado número de inscritos e que ascende a centena e meia. Mas será necessário aguardar pelo meio da tarde para se assistir ao desenvolvimento de uma das grandes novidades desta Sportzone 7ª Milha Urbana Cidade de Ovar: As séries destinadas a atletas portadores de deficiência intelectual, com provas adaptadas a diversos graus de deficiência e provas abertas.

Fonte:Atletas.Net

Inês Monteiro estreia-se na Maratona com 5º lugar em Roterdão



Inês Monteiro estreou-se na Maratona, em Roterdão, com um quinto lugar no sector feminino, ao conseguir a marca de 2h30m36s, mínimo olímpico para os Jogos de Pequim, juntando-se assim a Marisa Barros, Ana Dias e Leonor Carneiro no lotes de atletas que conseguiram mínimos na maratona, embora seja certo que apenas irão três atletas.

Inês Monteiro aproveitou assim a prova holandesa, conhecida pelo seu percurso rápido, sendo prova disso a vitória do William Kipsang (2h05m49s), novo recorde do percurso. Em femininos, a vitória foi alcançada pela russa Lyubov Morgonova (2h25m12s).

Londres aos milhares
Entretanto ontem foi também dia para a realização da Maratona de Londres, que registou mais de 34 mil participantes, a terceira mais participada de entre as 28 edições da prova inglesa. Vitória do queniano Martin Lel que à semelhança do seu compatriota em Roterdão, também conseguiu bater o recorde de percurso (2 h05m15s).

No sector feminino o primeiro lugar foi para a alemã Irina Mikitenko, com 2h24m14s.


Fonte: Atletas.Net

domingo, 13 de abril de 2008

Voleibol Feminino



Os jogos das JUNIORES FEMININAS este fim -de-semana foram excelentes duas vitórias muito merecidas, muito bem disputadas e com um nível de jogo elevado.

E.S.V.F x E.S. Restelo = 2 - 1 Parciais (21 / 25 ; 25 / 13 ; 15 / 11 )



VF x E.S. José Gomes Ferreira = 2 - 0 Parciais (25 / 16 ; 25 / 17 )



Dia 10 de Maio é a última jornada antes da final e em nossa casa com as Esc. D. Pedro V e E.S. Restelo.


A Final dia 31 de Maio na Esc. Sec. José Gomes Ferreira.

Apresentados judocas para Campeonato Europeu



A Federação Portuguesa de Judo apresenta lista de convocados para Campeonato Europeu, um conjunto de 11 judocas que vão disputar a última prova de apuramento para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.A Selecção Portuguesa de Judo que irá disputar o Campeonato da Europa de Judo foi hoje apresentada na Sala dos Espelhos do Palácio da Foz, nos Restauradores, em Lisboa.

O Euro Judo Lisboa 2008 é o primeiro Campeonato Europeu de Seniores a realizar-se em Portugal e terá lugar de 11 a 13 de Abril, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

Ana Hormigo (- 48 kg), Joana Ramos (- 57 kg), Andreia Cavalleri (- 63 kg), Ana Cachola (- 70 kg) e Yahima Ramirez (- 78 kg) são as atletas seleccionadas para disputarem a mais importante prova da modalidade no continente europeu.

Do lado masculino, Pedro Jacinto (- 60 kg), Pedro Dias (- 66 kg), João Pina (- 73 kg), João Neto (- 81 kg), Hugo Silva (- 90 kg) e João Taveira (- 100 Kg) são os judocas escolhidos para integrar a selecção nacional.


Fonte: Portugalmail

Elisabete Lopes vence Maratona Carlos Lopes



Numa prova lançada pelas “lebres” Luís Feiteira e Youseff El Kalay, a Maratona Carlos Lopes acabou por sair prejudicada pelo forte vento que se fez sentir na segunda metade do percurso. Os quenianos Joseph Epetet e Nixon Kiprono foram os únicos a aguentar o ritmo lançado pelas lebres de serviço e à passagem da meia maratona o cronómetro marcava 1:04:50, uma marca que em condições normais ditaria um tempo final na casa das 2:11:00 horas, de resto o objectivo do vencedor, Joshep Epetet, um queniano de 38 anos de idade. Epetet soube tirar partido da sua experiência e resguardando-se atrás de Feiteira e El Kalay controlou a corrida, à medida que o seu compatriota ía ficando para trás. Aos 25 quilómetros Luís Feiteira deixou o ritmo da corrida com El Kalay que apesar de estar comprometido com a organização para andar na frente durante 30 quilómetros, ainda correu mais cerca de dois mil metros para além do acordado, a pedido do próprio Carlos Lopes. Com 10 quilómetros para a meta instalada em plena Expo, e já sozinho na frente, Epetet quebrou bastante o andamento e no final não hesitou em «apontar o dedo» às condições atmosféricas adversas: «Foi muito difícil pois estava muito vento e por isso não consegui atingir o meu objectivo que era correr entre 2:11 e as 2:12 horas» - referiu ao Atletas.net Joshep Epetet que veio a Lisboa correr a 12ª maratona da sua carreira. Mais de seis minutos depois chegava à meta Nixon Kiprono, um jovem de 19 anos que fez a sua estreia na distância.

Quem também fez a sua estreia na maratona foi Elisabete Lopes que começou a treinar para esta prova há apenas quatro semanas, com o objectivo de tentar um tempo abaixo das 2:45 horas. Não conseguiu por 1 minuto e dez segundos (fez 2:46:10 sendo 13ª classificada da geral)) mas ainda assim deu-se por satisfeita: «Estava muito vento e agora há que treinar melhor e tentar outra. A partir dos 30 quilómetros custa muito, mas pronto... tá feita».

Nota final para a pouca adesão de participantes (255 na maratona), um número que está muito aquém daquilo que o homem que dá nome à maratona Carlos Lopes merece, pelo seu palmarés, que o inclui na lista dos maiores desportistas portugueses do século XX.


Fonte: Atletas.net.

Diogo Carvalho volta a bater recorde nos 200 m mariposa



O português Diogo Carvalho voltou a bater o recorde nacional absoluto dos 200 metros mariposa, ao terminar a prova em 1.55,50 minutos, no derradeiro dia dos Mundiais de piscina curta que se realizam em Manchester, Inglaterra.

O nadador de Aveiro retirou 32 centésimos de segundo à antiga melhor marca (1.55,82), que tinha sido alcançada por si no ano passado, nos Europeus que decorreram em Debrecen, na Hungria, e terminou na 12.ª posição das eliminatórias.

Com este tempo, Diogo Carvalho subiu para quatro os novos recordes nacionais absolutos atingidos pela selecção portuguesa nos Mundiais de Manchester, juntando-se a Tiago Venâncio (50 metros mariposa) e Sara Oliveira (50 e 100 metros mariposa).

O seleccionador português, Rui Magalhães, afirmou que a participação na competição foi "excelente" e lembrou que "este foi o segundo melhor Mundial de sempre de piscina curta", depois de Moscovo, em 2002.

"Verificou-se que a aposta na juventude foi acertada, espero que com isto eles entendam, assimilem e dêem continuidade ao trabalho realizado. Valeu a pena termos vindo, mesmo sendo um campeonato em piscina de 25 metros", disse.


Fonte:
Jornal Record

Estoril Open



Estoril Open: João Sousa mais perto da qualificação

O tenista português João Sousa ao derrotar hoje o checo Adam Vejmelka está mais próximo de garantir a qualificação para ao quadro principal de singulares masculinos do Estoril Open.

João Sousa derrotou Vejmelka em três «sets», com os parciais de 6-7 (4-7), 6-1 e 6-2. O tenista português irá agora esperar pelo vencedor da partida entre o compatriota Pedro Sousa e o espanhol Sanchez Luna.



Fonte:A Bola

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Patinagem Artística sobre rodas


* A patinagem artística sobre rodas apareceu como uma alternativa para os patinadores do gelo, que não tinham como praticar durante o Verão, já que os lagos descongelavam.

* Também surgiu para que nos países mais quentes se pudesse praticar esta modalidade tão rápida e tão na moda.

* É que os países quentes nunca têm os seus lagos e canais congelados, mas também gostam da diversão!

* Uma vez que a patinagem sobre rodas era uma alternativa, no início oa praticantes dos dois tipos de patinagem eram mais ou menos os mesmos.

* No Inverno usavam patins com lâminas e no Verão tinham as rodas.

* Sabias que hoje em dia existem competições diferentes para cada um destes tipos de patinagem?
Mesmo assim, as duas técnicas são muito semelhantes e utilizam praticamente os mesmos termos no seu vocabulário.

* Hoje em dia a patinagem artística possui várias modalidades diferentes e, normalmente, os patinadores escolhem apenas uma delas para se dedicarem a tempo inteiro.






Fonte: Escolinha

Ginástica Acrobática

A Ginástica Acrobática é um desporto que exige muita força e flexibilidade aos ginastas que a praticam. É sempre praticada por um mínimo de dois atletas.

Nas suas rotinas, a ginástica acrobática utiliza muitos movimentos de solo da ginástica artística.

Os movimentos isolados (as acrobacias em si) são basicamente compostos por saltos mortais, muitos deles impulsionados pelos parceiros (exercícios dinâmicos) e exercícios estáticos que exigem muito equilíbrio e força.

Este desporto desenvolve a coragem, a força, a coordenação, a flexibilidade, as habilidades de saltos e a destreza, entre outros.

Os acrobatas em grupos de dois, três e quatro executam rotinas com as cabeças, mãos e pés dos seus parceiros.

É preciso confiar bastante no resto da equipa.

A ginástica acrobática surgiu na Idade Média e era muito utilizada pelos elementos dos circos.
No entanto, só começou a ter regras próprias e competições na década de 1970.

Por ser sempre feita em grupo, a ginástica acrobática ensina os atletas a cooperarem uns com os outros e a confiarem nos seus parceiros. Eles têm que funcionar como um só.




Os acrobatas em grupo devem executar três rotinas: uma de equilíbrio, uma dinâmica e outra combinada.
- As séries dinâmicas são mais activas e com elementos de lançamentos com voos do ginasta.
- As séries de equilíbrio valorizam os exercícios estáticos.
- Em níveis mais altos, a terceira rotina é uma combinação das duas anteriores.
Todas as rotinas são executadas com música e com coreografia. Isto ajuda enriquecer os movimentos corporais.

As rotinas acrobáticas, tal como na ginástica artística, são executadas num quadrado de 12 x 12 metros.

Existem cinco divisões na ginástica desportiva:
- Par feminino
- Par masculino
- Par misto
- Trio feminino
- Quarteto masculino

Equipamento permitido:
- Os competidores podem participar com ou sem sapatilhas.
- Jóias, como brincos, colares, pulseiras e adornos decorativos, são proibidos.
- Roupas e acessórios soltos são proibidos como equipamento de competição, por razões de segurança.
- As senhoras competem com collants. Os homens competem de calças ou calções de licra.
- Os cabelos longos devem estar presos.

Os competidores de pares e de grupos devem usar equipamentos idênticos ou complementares.

Os exercícios são avaliados pela sua dificuldade, composição, execução, coreografia, duração e tempo de manutenção dos equilíbrios (exercícios estáticos e combinados).




Fonte:Escolinha

"Super - Homens" do Triatlo Regressam a Lisboa


Mais de 600 atletas, de 25 países, vão participar na 3ªedição do “Triatlo Internacional de Lisboa de Longa Distância” a realizar no próximo dia 26 de Abril, sábado, no Parque das Nações em Lisboa, numa organização da Sports4all, com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal.

O Campeão de Europa, o Vice-Campeão, o terceiro classificado no Campeonato da Europa, o Campeão da primeira edição, a Campeã do Mundo de Longa Distância, o Recordista Mundial da Distancia, o Campeão da Escócia e o Campeão Nacional serão alguns dos super atletas que participam nesta edição, que já duplicou o numero de presenças confirmadas em relação a 2007.

Os participantes vão realizar uma prova de natação com 1,9 km, na Doca dos Olivais, o lago artificial do Oceanário, seguida de uma prova de ciclismo de 90km, na Av. D. João II e no IC2, terminando numa prova de corrida de 21,1km, meia – maratona, em circuito fechado dentro do Parque das Nações.

O desafio pessoal, o factor humano, o carisma por trás do Triatlo de Longa Distancia, fazem destes, eventos sem paralelo, que crescem exponencialmente em todo o mundo. Os concorrentes contam com idades compreendidas entre os 18 anos e os 78 (o actual recorde de idade) e procuram uma resposta interior, que vai muito além de uma simples competição desportiva.

Aventura Urbana no Terreiro do Paço




O Departamento de Desporto da CML organiza, no dia 20 de Abril, entre as 11H00 e as 17H00, Aventura Urbana no Terreiro do Paço.

Nesta iniciativa, inserida no Projecto O Terreiro do Paço é das Pessoas, é possível praticar diversas actividades de aventura e radicais:
- Patins em Linha
- Gincana de BTT
- Skate (amadores, iniciados e “profissionais”)
- Parede de Escalada
- Insuflável de Paintball
Praticar e assistir às demonstrações das modalidades:
- Krav Maga
- Haikido
- Taewondo
- Capoeira
- Kempo

No Espaço Electronic Arts encontrará jogos da Playstations 3

Para proporcionar a todos um domingo desportivo e radical junto ao rio, associaram-se ao Departamento de Desporto o Sport Lisboa e Benfica, a Tribal Urbano, a Associação Azimute, com os apoios da Eastpack e Electronic Arts

Carlos Lopes Gold Marathon




A Fundação Carlos Lopes, vai organizar mais uma vez, a Carlos Lopes Gold Marathon, no dia 12 de Abril, pelas 16H30, com partida em Sete Rios, junto à entrada principal do Jardim Zoológico.

A Carlos Lopes Gold Marathon , com 42.195m, é a prova principal do evento, que conta ainda com:
- Atletismo Solidário, 15.000 m, sem classificação
- Bike Marathon, não tem classificações e permite aos participantes um maravilhoso passeio de bicicleta pela cidade de Lisboa.
- Marcha em família, realiza-se sábado de manhã. Partida 9H30 junto à Igreja da Nossa Senhora dos Navegantes e chegada em frente Pavilhão Portugal.


Mais informações Carlos Lopes Gold Marathon

Campeonato da Europa de Judo

Lisboa vai receber o Campeonato da Europa de Judo, nos próximos dias 11, 12 e 13 de Abril, no Pavilhão Atlântico.

O primeiro campeonato europeu de judo seniores a ser disputado em Portugal, está a ser organizado pela Federação Portuguesa de Judo, e reveste-se de grande importância para os judocas europeus, já que e a última prova de apuramento para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
Cerca de 400 atletas de 45 países estarão em competição ao longo de três dias de evento nas 14 categorias de peso em disputa (sete femininas e sete masculinas). Diariamente são esperadas quatro mil pessoas a assistir ao campeonato no Pavilhão Atlântico. Os momentos altos do evento serão as finais, que acontecem durante a tarde. A anteceder as mesmas, estarão as eliminatórias, pela manhã, que definem quais os atletas que passam às próximas fases. No período da tarde têm lugar as meias-finais, as finais de repescagem e os combates de atribuição das medalhas de bronze. Todos os dias, são disputadas diferentes categorias de peso, havendo judocas a sagrarem-se campeões europeus em Lisboa, diariamente.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Projecto Gira +





PROJECTO GIRA +

Este projecto vem dar continuidade ao nível II do Gira-Volei, permitindo que os atletas possam prosseguir com a prática do Voleibol e assim aprender ou aperfeiçoar as técnicas utilizadas no nível II. Tenta orientar os jovens praticantes no sentido de integrarem futuros clubes.

OBJECTIVOS
rar oportunidade a que mais jovens tenham acesso ao desporto,nomeadamente no Voleibol Aumentar ainda mais o número de equipas e de praticantes de Voleibol. Combater a dicotomia litoral/interior e reforçar a divulgação da modalidade em todo o país.
 Contribuir para o desenvolvimento global e harmonioso dos jovens, nas facetas
física, intelectual, emocional e social, assim como a sua formação cívica. Proporcionar oportunidades para que os jovens possam viver experiências agradáveis, fazer novos amigos, aprender novas habilidades, adquirir hábitos de autodisciplina e persistência e aprender a cooperar e a competir com lealdade
 Fomentar a parceria dos pais em projectos desportivos
Iniciar os jovens na competição com o intuito de captar e orientar os jovens praticantes para integrarem as equipas dos Clubes.Criar provas um pouco por todo o país e nos locais mais dispares que se possa imaginar. Do centro agitado das cidades até ao alto das serras.
 Fomentar o aparecimento dos clubes para acolher todos os jovens que querem dar uma continuidade à modalidade que tanto gostam.

REGULAMENTO GIRA+

O OBJECTIVO DO JOGO é enviar a bola por cima da rede, por forma a tocar o campo contrário e impedir, por outro lado, que ela toque o solo do seu próprio campo. Cada equipa dispõe de três toques para devolver a bola (para além do toque do bloco).
O jogo 2X2, deverá ser um dos elementos fundamentais de uma aprendizagem divertida e competitiva.

 DESTINATÁRIOS
:
Para atletas com idades acima dos 16 anos.

 ESCALÕES
:
 16 – 18 anos (até 31 dezembro)
 19 – 23 anos (até 31 dezembro)

 TÉCNICA:
= Os procedimentos técnicos utilizados: Passe - Manchete - Serviço – Remate -Bloco.

Sua utilização na aprendizagem global das situações de jogo 2x2.


CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA
:
cada equipa será constituída por 2 elementos.

 PONTUAÇÃO:
os jogos serão disputados em dois sets, em contagem continua (rally point
scoring), até aos 25 pontos. A soma da pontuação nos dois sets ditará o vencedor.


Queres saber mais sobre o Gira + faz o download do Projecto, Regulamento e Ficha de Inscrição nos seguintes endereços:

http://www.mediafire.com/?n1x1yxznxk0

http://www.mediafire.com/?1g1ig0jdtno

http://www.mediafire.com/?imb3dizvnjm

http://www.mediafire.com/?sjxxnjzkyn0

POULE DE QUALIFICAÇÂO OLÍMPICA 2008



Queres saber mais sobre a Poule de Qualificação para os Jogos Olímpicos de Pequim?

Visita o site da FPV

Conselhos de corrida



1 - Qual é a roupa ideal?
A principal preocupação deve ser sempre usar roupas confortáveis, deixando a moda do momento de lado e levando em conta as condições ambientais. Hoje temos diversos tipos de tecidos que auxiliam até na termoregulação do organismo. Camisolas, calções, meias, roupa interior, bonés, camisolas para o frio, etc., tudo deve ser escolhido com cuidado. Evite correr com roupas apertadas ou velhas e escuras, que com certeza irão prejudicar seu treino.

2 - Existe um jeito certo para correr?
É importante respeitar o padrão de movimento de cada corredor, dando atenção especial à sua postura natural. O padrão ideal mantém o corpo erecto, cabeça olhando para frente, braços e antebraços flexionados num ângulo de 90 graus, etc. Portanto, a individualidade dentro de certos limites deve ser respeitada e com o decorrer dos treinos, o seu próprio padrão será aprimorado, melhorando com isto sua eficiência na corrida.

3 - Qual o melhor piso?
Dê preferência à relva e caminhos de terra batida. Evite calçadas, guias ou estradas de cimento e asfalto, pois o risco de lesões pode ser maior. No início da sua programação de treino, evite percursos com muitas subidas e descidas, procure percursos planos para um melhor aproveitamento de seus treinos.

4 - Como evitar a falta de ar nos primeiros treinos?
Quando iniciamos treinos de corrida, com certeza já sentimos falta de ar durante o treino. Da mesma forma que um carro sem gasolina não anda, o nosso corpo depende exclusivamente da oferta de oxigénio aos músculos para ter a energia necessária para correr. Quando não temos um condicionamento físico ideal ou passamos de nosso limite, ficamos com a respiração ofegante, pois os nossos pulmões não conseguem aproveitar a quantidade de oxigénio oferecida. Portanto, falta de condição física não tem necessariamente relação directa com falta de ar. Mas a sua forma de respirar pode ser melhorada, principalmente para um melhor relaxamento dos músculos que participam do acto de correr. Uma forma muito recomendada de respirar durante a corrida seria inspirar e expirar o ar pela boca e pelo nariz simultaneamente em um ritmo de acordo com a necessidade e intensidade da corrida ou caminhada realizada. Quanto mais inconsciente e relaxado esse processo for, melhor será o seu aproveitamento.

5 - Mesmo quem corre pouco precisa de fazer aquecimento?
Todo o início de qualquer actividade física requer um pouco de cuidado. Os músculos e articulações ainda não estão preparados para partir imediatamente do estado de repouso para uma condição de esforço. Portanto, antes de iniciar seu treino de corrida aquecer é obrigatório, respeitando as seguintes regras: quanto mais baixa a temperatura ambiente, maior deverá ser a duração do aquecimento. Esta duração pode variar de 5 a 30 minutos; quanto mais intenso for o treino, mais demorado e específico deverá ser o aquecimento; o ritmo de aquecimento dever ser lento, levando a um aumento gradual da temperatura corporal, acelerando-o até que se chegue próximo de 60% do ritmo do treino; após o aquecimento, realize alongamentos rápidos e inicie seu treino imediatamente.

6 - Qual a principal preocupação quando iniciamos um programa de corrida?
A maioria das pessoas que estão insatisfeitas com sua actual condição física procura recuperar anos perdidos, em função da inactividade física, em apenas alguns meses. Esta busca geralmente frenética pode causar danos ao organismo, trazendo uma infinidade de consequências como: lesões articulares, musculares e, principalmente, uma sobrecarga no coração. Portanto, não exagere na intensidade do treino, mesmo achando que pode puxar um pouco mais. Respeite o seu corpo e nunca continue um treino tendo algum tipo de dor durante a corrida.

7 - Qual a importância do descanso na semana de treino?

A chave para obter um condição física ideal não está na quantidade de treinos que se realiza, mas na velocidade com que seu organismo recupera de um treino. Quanto mais rápido é esta recuperação, mais cedo estará pronto para o próximo treino. Existem diversos factores que influenciam a recuperação, como idade, tempo de treino, personalidade, temperatura ambiente, alimentação e principalmente outros factores individuais. Mas mais importantes que tudo é que cada indivíduo deve se conhecedor das suas reais condições físicas e mentais e pode avaliar seu tempo ideal de descanso.

8 - É fundamental manter o ritmo durante uma corrida?
Correr sempre no mesmo ritmo com certeza irá melhorar sua condição física, mas um treino mais elaborado optimiza e aproveita melhor seu tempo disponível para treinar. Criar ritmos próprios de corrida auxiliará bastante no desenvolvimento e evolução de seus treinos, como corridas leves, moderadas, moderada forte e forte. Esta noção pessoal do esforço é muito importante e um relógio com cronómetro ajuda bastante a realizar os ritmos de corrida nas respectivas intensidades.

9 - Como deve ser meu procedimento com alongamento?
Fique atento aos exercícios de alongamentos. Eles não aquecem a musculatura, apenas alongam as fibras. Portanto, não é recomendado realizar exercícios de alongamento sem ter feito um aquecimento prévio, pois o músculo não estará devidamente lubrificado e aquecido para que possa ser alongado. Dê uma atenção especial para o alongamento sempre após os treinos de corrida, utilizando o método de alongamento estático. Nele, movemos o membro lentamente, mantendo-o um pouco acima da amplitude habitual. A duração pode variar de 10 a 60 segundos e as repetições de 1 a 5 vezes. É importante destacar a especificidade dos exercícios, ou seja, devem estar relacionados com o tipo de modalidade desportiva a ser desenvolvida. Os alongamentos não previnem, mas diminuem a gravidade das lesões.

10 - Correr pela manhã faz mal?
Se você não repousou bem durante a noite, o seu rendimento não será o ideal e estará forçando desnecessariamente o seu corpo. Mas se não for esse o caso, de manhã é o melhor horário para se treinar, já que você não está desgastado depois de um dia inteiro de trabalho. Agora, quem não faz os exames clínicos necessários e sai por aí correndo, pode ser vítima de um colapso a qualquer hora do dia. O que contribui para isso são os excessos e a falta de uma avaliação médica mais cuidada.


Fonte:Atletas.Net

Treino para mulheres




Quando pensamos em treino de corrida, muitas vezes traçamos uma comparação da capacidade de desempenho desportivo do homem e da mulher. Respeitando as diferenças específicas de cada sexo, quanto à sua genética e principalmente entendendo a parte constitucional, podemos traçar um perfil mais elaborado no treino para o sexo feminino, valorizando tais diferenças na distribuição e no planeamento das cargas.

Pontos a serem observados:

Geralmente as mulheres são mais baixas por terem uma maturação mais rápida do esqueleto e um fechamento mais precoce dos discos de crescimento. É importante perceber na fase de crescimento, qual é a direcção (velocidade ou resistência) que dará a jovem adolescente com a sua respectiva altura.

As maiores diferenças do esqueleto entre homens e mulheres aparecem na região da bacia óssea. Por apresentarem quadris mais largos, as mulheres acabam compensando a formação de uma posição fisiológica das pernas em x, o que favorece o aparecimento de lesões. Trabalho de reforço muscular é muito importante como prevenção a essa característica.

As mulheres têm uma formação óssea mais leve do que a do homem e consequentemente maior facilidade de deslocamento e uma menor força, pois suportam menos carga.

Na parte do tecido adiposo, as mulheres apresentam maior quantidade de gordura quando comparadas ao sexo masculino. Aproximadamente 10 % a mais, principalmente no tecido conjuntivo (abaixo da pele). Isso propicia uma tendência a usarem a gordura como fonte de energia, e do ponto de vista fisiológico, terem maiores facilidades em desportos de resistência.

Na parte de tecido muscular as mulheres tem menor quantidade que os homens, tanto de forma relativa, como de forma absoluta. Isso implica em trabalhos de força diferenciados, onde precisamos respeitar essas diferenças significativas.

Do ponto de vista cárdio circulatório, as mulheres apresentam corações menores. Quando aplicamos cargas de treino grandes, elas precisam de regular uma maior necessidade de oxigénio, principalmente através de um aumento não económico da F.C. Dessa forma, geralmente apresentam F.C. mais altas quando comparadas ao sexo masculino.

Quanto à parte pulmonar, a constituição das vias respiratórias nas mulheres é menor, levando a um resultado inferior da parte ventiladora quando comparadas aos homens.

O metabolismo basal nas mulheres é 10 % mais baixo que nos homens. Isso implica um menor consumo energético e maior predisposição para engordar.

O ciclo menstrual, dependentemente da sua fase, altera o rendimento dos treinos e o desempenho físico.

A fase pós menstrual (primeira semana após a menstruação) é a melhor fase para um bom rendimento. Desta forma, cargas mais intensas de treinos devem ocorrer nessa fase.

Ao contrário, a fase pré menstrual, (principalmente os dias imediatamente antes da menstruação) é considerada como uma fase de desempenho físico reduzido. Por isso nessa fase devem ser feitos apenas trabalhos leves e regenerativos.

Todas as diferenças apresentadas, devem ser levadas em conta num treino de corrida para mulheres, respeitando as suas características funcionais, que valorizarão a sua saúde e ajudarão num óptimo desempenho físico.

Fonte:Atletas.Net

Crosse cada vez mais africanizado


O Campeonato do Mundo de Corta-Mato é dominado pelos atletas africanos de forma cada vez mais nítida e o número de selecções presentes tem vindo a cair assustadoramente. A competição, que sucedeu em 1973 ao “velho” Crosse das Nações, iniciado em 1903, teve como primeiros vencedores masculinos a Inglaterra (3 títulos), Bélgica (outros 3), Nova Zelândia e França. Países africanos presentes nos primeiros anos foram apenas a Argélia e Marrocos, a meio da tabela. Até que, em Madrid’1981, surgiram os etíopes a dominar por completo, só não ocupando todos os primeiros lugares porque, por engano, sprintaram para a meta a uma volta do fim. O Quénia foi terceiro nesse ano. De então para cá, os dois países não mais deixaram de ganhar e, de uma forma geral, apenas deixavam um lugar vago no pódio. Até que Marrocos, nos anos noventa, apareceu como terceira potência, tornando ainda mais difícil o acesso. Desde 1996, Portugal, terceiro em 1999 e 2000, e a França (2.ª) e Estados Unidos (3.ª), em 2001, foram as excepções.

Até que, em 2004, surgiram a discutir os lugares no pódio países como a Eritreia (3.ª em 2004, 2.ª em 2006), o Qatar, com atletas naturalizados, ex-quenianos (3.ª em 2005 e 2008), e o Uganda (3.º em 2007). Este ano, em Edimburgo, estes três países juntaram-se aos tradicionais (Quénia, Etiópia e Marrocos) e ocuparam os seis primeiros lugares colectivos, deixando bem longe EUA,7.º com 301 pontos (mais 90 que o Uganda, 6.º) e Espanha (8.º). Individualmente, nos 45 primeiros, aparecem apenas dois atletas não-africanos de origem: o americano Jorge Torres (19.º) e o espanhol Juan Carlos de la Ossa (24.º). Outro espanhol, Ayad Lamdassen (37.º), era marroquino ainda há seis meses...

Com tudo isto, o número de países com equipa (mínimo de seis atletas), que chegou a ser de 40 em 1986, baixou para 13 em 2007 e 15 em 2008, dos quais apenas três europeus. O Campeonato do Mundo está a tornar-se quase um Campeonato... de África!


Fonte:Atletas.Net