quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Programa Fica em Forma



O programa de treino "Fica em Forma" é um programa de 6 semanas desenvolvido para te ajudar a preparar o teu teste de aptidão física.

As recomendações são as seguintes:

– Participa pelo menos três vezes por semana durante seis semanas;

– Completa o diário de exercício e devolve-o ao teu professor;

– Com a permissão do teu professor podes fazer alguns dos exercícios durante a tua aula de Educação Física;

– Selecciona exercícios do anexo, ou faz as tuas actividades preferidas das aulas de Educação Física;

– Assinala com uma marca, na caixa correspondente a cada dia que fizeste exercício. A tua sessão de exercícios deve incluir: aquecimento, exercícios de força, exercício aeróbio e retorno à calma.

Aquecimento – No início da sessão de treino faz pelos menos três exercícios de aquecimento. Primeiro movimenta-te lentamente, aumentando gradualmente a velocidade. Quando fizeres um alongamento, mantém a posição (conta até 10) e não faças insistências. Não te esqueças de fazer exercícios para os braços, as pernas e o tronco.

Exercícios de força – Faz pelo menos três exercícios de força. Em cada exercício faz o maior número de repetições que sejas capaz até um máximo de 20.

Exercício aeróbio – Começa por fazer a actividade que escolheste durante 2 a 5 minutos e gradualmente vai aumentando o tempo até 25 a 30 minutos.

Retorno à calma – Faz três dos teus exercícios favoritos. Não te esqueças de fazer um exercício para cada parte do teu corpo (braços, pernas e tronco).


Manual de Aplicação de Testes FITNESSGRAM®, Segunda Edição



Actividades do Desporto Escolar



O novo ano lectivo começou e com ele a reabertura dos Grupos - Equipas de Voleibol e Ténis.

O Grupo de Ténis funciona às 2ª e 5ª Feiras, das 13h45min às 14h30min e está aberto a todos os escalões e géneros. A responsável continua a ser a Profª Isabel Martins.

Image Hosted by ImageShack.us


O Voleibol irá funcionar com 2 grupos equipas - Juvenis e Juniores Femininos, à semelhança dos anos anteriores.
Os treinos serão dirigidos pela Profª Amélia Matos e decorrerão às 2ª e 3ª feiras das 17h às 18h30min e às 6ª feiras das 13h45min às 14h30m.

Image Hosted by ImageShack.us


As INSCRIÇÕES estão abertas, fala com o teu professor de Educação Física, com os professores responsáveis pelos grupos/equipas ou com a Coordenadora do Desporto Escolar Profª Odete Cabral


Está atento ao blogue que mais novidades irão surgindo por aqui.

Efeitos fisiológicos do aquecimento – I






As vantagens que se tiram do aquecimento, são divergentes consoante o fim a que se destina.







TIPOS DE DESPORTOS

Após uma breve análise dos mecanismos fisiológicos que condicionarão a performance desportiva, contextualizam-se diversas posições sobre os efeitos do aquecimento em diferentes estruturas do organismo, sejam eles mediados por mecanismos fisiológicos, psicológicos ou mentais. Dado ser um tema envolto em divergências, têm-se por base numerosos trabalhos experimentais que permitem fundamentos aos investigadores. Por todos estes condicionalismos, rapidamente se conclui que os efeitos do aquecimento, sob a forma de vantagem, isto é, o partido que se tira do aquecimento, são divergentes consoante o fim a que se destina.

Desportos aeróbicos:

O aumento da temperatura parece não favorecer a resistência aeróbica.

A adaptação dos sistemas às exigências adicionais impostas ao organismo por um esforço é mais facilmente alcançado quando na presença de um prévio aquecimento.

Desportos anaeróbicos:

Não existe concordância quanto aos benefícios do aquecimento em prestações que envolvam velocidades. Assim, alguns estudos desencadearam opiniões sobre a existência de um efeito benéfico, opondo-se outro em que os investigadores não verificam melhorias da velocidade com a utilização de vários tipos de aquecimento.

Desportos de força e potência muscular:

O recurso a aquecimento activo, beneficia o desempenho em termos de força.

No que se refere à potência muscular, os estudos efectuados levam a concluir melhorias nas prestações que envolvem o uso de potência.

Exercícios súbitos de alta intensidade:

O aquecimento promoverá uma pressão sanguínea adequada e uma adaptação hormonal, no início, do exercício de carácter vigoroso e súbito.

Coordenação neuromuscular:

O aquecimento, principalmente o aquecimento específico apura a coordenação e a habilidade necessárias aos desportos que exigem movimentos precisos.

Factores endógenos e exógenos:

Diversos factores sobre os quais não se pode agir de forma a modificá-los, influenciam os resultados de um programa de aquecimento (treino/competição).

Assim, sem estar só dependente do fim a que se destina, o aquecimento deve respeitar factores tão diversos como a idade do desportista e a hora do dia em que está a efectuar o aquecimento.

Prevenção de lesões:

O aquecimento é visto por muitos autores como efectivamente útil na prevenção de danos que poderão surgir durante as solicitações físicas em esforços.

Reforçando esta ideia, a constatação de que os músculos não directamente ligados com o exercício (antagonistas), normalmente sem aquecimento, estão mais sujeitos a lesões graves.




in: Atletas.net

Texto: Prof. José Santos (Técnico Nacional de Juniores)
Foto: Atletas.net